Ao mesmo tempo em que vivemos em um mundo cada vez mais digital, a humanização tem reforçado seu protagonismo na relação entre pessoas e empresas. Esse é um paradoxo, mas possível de entender. Por mais tecnológicas que as organizações sejam, as pessoas sempre serão os principais ativos das companhias. Sem elas, não há negócios.

Com isso em mente, nós da Neoway, maior empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial da América Latina, entendemos que era hora de mostrar toda a nossa evolução até aqui. Com soluções exclusivas, a companhia, que nasceu em Florianópolis, se consolidou rapidamente na liderança do mercado em que atua, crescendo mais de 50% a ano desde 2015.

Estamos revolucionando a maneira como o mundo interage e utiliza dados no mundo corporativo. Isso, por consequência, democratiza o conhecimento, pois fomenta o acesso à informação.

Em 2012, lançamos a nossa plataforma e, hoje, já temos cerca de 450 colaboradores e mais de 700 clientes, entre os quais estão algumas das maiores organizações da indústria financeira, varejista, de bens de consumo e tecnológica.

O exponencial crescimento fez com que fosse necessário repensar o posicionamento da nossa marca. Em um trabalho realizado junto com a Rise, agência sediada em Nova York, estudamos profundamente a nossa imagem. A decisão foi fazer um rebranding, respeitando a essência da empresa, mas buscando humanizar a tecnologia evidenciando seus benefícios.

O processo de rebranding é complexo. No caso de empresas B2B, como a Neoway, é ainda mais desafiador. Isso porque, ao contrário de empresas B2C, não há um produto ou serviço amplamente conhecido pelo público final. Ou seja, muitas vezes é necessário apresentar a companhia e depois explicar todos os porquês de toda mudança.

A iniciativa visa mostrar, por meio de uma comunicação estratégica e direcionada, que existe uma maneira amigável de lidar, entender e interagir com os dados. Isso traz um diferencial competitivo gigante para quem os usa. O objetivo é aproximar as pessoas da tecnologia, desmistificando a ideia de que apenas especialistas podem aproveitar soluções de Big Data e Inteligência Artificial nos negócios.

É de suma importância ter uma marca que represente o atual momento da organização. É necessário que valores, cultura, design dos escritórios, identidade visual, redes sociais e tudo o que representar a empresa acompanhe as estratégias mercadológicas. Isso é comunicação: um ativo intangível, mas, essencial para o posicionamento da companhia.

Durante o rebranding da Neoway, revisitamos as nossas estratégias de marketing, fizemos treinamentos em todos os níveis hierárquicos, criamos uma assinatura, demos um novo mood para as conversas com os nossos stakeholders, entre outras ações.

Fizemos o investimento no rebranding para continuar com a nossa missão de construir uma marca consciente e forte. Isso é essencial para qualquer empresa que deseja desempenhar o papel de vanguarda no mercado e se consolidar como principal player do seu setor.

Fernanda Baggio é CMO da Neoway