Reflexões e oportunidades em mais um dia de NRF
Em mais um dia de experiência imersiva, fomos surpreendidos com diversas abordagens inovadoras e insights interessantes, aos quais o público reagiu com entusiasmo.
O primeiro destaque foi o painel sobre geração Z, de Leslie Ghize, VP executiva da agência de pesquisa Doneger I Tobe. Sendo a primeira geração 100% digital, isso os coloca em uma posição privilegiada pois, diferente das demais, estão acostumados a navegar não só na internet como um todo, mas a compreender o seu jogo social e as novas tecnologias e formas de usá-las que surgem o tempo todo. E essa habilidade para mudar também se manifesta em uma flexibilidade de pensamento, às vezes permitindo que ideias contraditórias convivam juntas nas suas crenças, como a ideia de desconstruir o capitalismo e, em contrapartida, serem aficcionados por consumo de tendências, sejam “trends” digitais ou produtos, além de se mostrarem bastante interessados no mundo físico, ao contrário do que o senso comum possa indicar por serem a geração mais digitalizada.
Em painel com o CCO da Mattel, o comportamento de consumo foi tema, demonstrando que o produto ainda é o centro das atenções, não importa o canal. Segundo ele, a geração Z quer customizar a sua versão para cada produto comprado. Um case muito interessante apresentado no painel mostrou as inovações da venda on-line de seus produtos, em especial da boneca American Girl. Com mais de 2,4 milhões de possibilidades de customização em sua plataforma própria D2C (direct to consumer), o produto é entregue diretamente na casa do consumidor. A plataforma conta ainda com outras marcas da Mattel, como Barbie e Hot Wheels. O CCO destacou ainda que a experiência D2C é muito rica e revela novos dados e descobertas como o grande crescimento de produtos vendidos para adultos.
Outro painel interessante foi o da marca Hollister, que trouxe uma apresentação de seu ecossistema de influenciadores e criadores de conteúdo, composto por mais de mil profissionais, responsáveis por cem por cento do conteúdo digital da marca. Uma produção de conteúdo em larga escala, personalizada para diferentes públicos e totalmente nativa.
Outro momento muito legal falando nas novas gerações, onde foi possível ver na prática o metaverso em funcionamento, foi no painel que apresentou a parceria da plataforma Roblox com a Tommy Hilfiger, do projeto Tommy Play no Roblox, onde os usuários da plataforma, hoje com milhões de usuários ativos (maior crescimento Q4/2022 de jovens acima de 13 anos) onde provavelmente seu filho está (o meu está) interagem no mundo virtual e trazem inspirações e hábitos de consumo dos seus avatares para a vida real. Para se ter uma ideia, somente no último trimestre de 2022 foram comprados mais de 1 bilhão de avatares, o que mostra um enorme campo de trabalho para as marcas de moda, principalmente, testarem novos formatos, cores, tipos de produtos e depois levarem para o mundo "real". O mais legal disso tudo é que o ciclo gira de tal forma que partimos do mundo on-line e, uma vez ‘lá dentro’, trazemos novos hábitos para fora. Sobre isso, falou-se muito na quarta camada de dimensões, na qual estaremos a partir de agora. E para fechar tudo isso falando de diversidade, vimos na palestra com o CEO da Target, uma das maiores companhias varejistas dos Estados Unidos, um painel sobre empoderamento feminino e cultura na prática, onde estavam, além do CEO, suas 3 Vice-presidentes. Hoje, mais de 50% da diretoria da Target é composta por mulheres, entre brancas e negras. Foi uma aula de cultura corporativa, práticas de ESG e empoderamento na prática. A emoção ficou por conta do case de Natal de 2022, onde os Estados Unidos foram castigados por uma nevasca e as lojas tornaram-se abrigo para as comunidades atingidas em volta das suas lojas, envolvendo todos ao seu redor.
Lucas Feltes é CEO da WT.AG