Sinais de melhora
A gente se dá conta de que o ano está acabando quando os shoppings e o comércio em geral começam a enfeitar as lojas com decoração de Natal. A questão é que o fim de ano está sendo antecipado cada vez mais. Estamos na segunda quinzena de novembro, mas parece dezembro, de tão corrido que está. Outro indicativo de que o clima de fim de ano impera são as pesquisas que já estão sendo divulgadas com previsões para 2025.
Na semana passada, a Warc apresentou o Marketer’s Toolkit 2025, mapeando as tendências que moldarão as estratégias de marketing no próximo ano. A boa notícia é que 65% dos profissionais de marketing ouvidos pelo levantamento acreditam que o ambiente de negócios em 2025 será melhor que o deste ano.
Eles citam a economia global entrando em uma nova fase e a confiança do consumidor se reconstituindo. Já as preocupações persistem em relação ao aumento de sites gerados por IA feitos exclusivamente para publicidade e aos mais de US$ 80 bilhões anuais perdidos globalmente devido à fraude publicitária, de acordo com a Jupiter Research.
O relatório baseia-se na metodologia proprietária Geiste da Warc, que incorpora insights de uma pesquisa global com 1.165 executivos de marketing de todo o mundo, entrevistas individuais e análise da equipe global de especialistas da empresa de pesquisas.
Verdade seja dita, 2024 foi difícil para muitas empresas. Como confidenciou uma fonte recentemente, “o ano começou cinza, esquisito e foi melhorando aos poucos”. No Brasil, a expectativa é de melhora na economia também em 2025, aumentando a confiança dos players de comunicação.
A atividade econômica do país cresceu 0,84% em setembro e fechou o terceiro trimestre com alta de 1,12% na comparação com os três meses anteriores, segundo dados apresentados no último dia 14 pelo IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central). O indicador é conhecido por antecipar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto).
Estamos na torcida para que esta reta final do ano, com Black Friday, Natal e outras movimentações no mercado publicitário, como premiações, aqueçam os negócios da comunicação neste fim de 2024. O Prêmio Melhores do propmark encerra as votações nesta quinta-feira (21), com a revelação dos destaques do ano em 15 categorias. Quem ainda não votou, corre lá no site do jornal (propmark.com.br) e participe!
SBT e Terra
Player de peso no mercado brasileiro de comunicação e dando mostras de que se prepara para trazer mais inovação para o próximo ano, o SBT fez uma reestruturação organizacional, com foco em processos mais ágeis e operações que se alinhem ao Grupo Silvio Santos.
A nova estrutura será formada por três superintendências, que vão englobar os diferentes departamentos da empresa: Criação & Produção de Conteúdo; Negócios & Comercialização; e Distribuição, Tecnologia & Serviços. Daniela Abravanel Beyruti seguirá como presidente do SBT, tendo, ao seu lado, Fernando Justus Fischer como COO e Marcello Sassatani como CFO.
Já o Terra realizou o seu upfront 2025 com as novidades para o próximo ano. Cláudia Demase, diretora do Terra & Vivo Ads, disse que 2025 será mais inovador para o negócio, afirmando que a plataforma vai entrar ainda mais de cabeça no mercado de influência.
El Ojo
Confira nesta edição do propmark a cobertura completa do El Ojo de Iberoamérica 2024, o festival mais cool da região. A editora Janaina Langsdorff foi até Buenos Aires para acompanhar de perto o desempenho das agências e produtoras brasileiras nesta importante premiação para o mercado.
Frase: “A inovação sempre significa um risco. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar é muito mais arriscado do que construir o futuro” (Peter Drucker).
Armando Ferrentini é publisher do propmark