Só coisa boa
Acompanhando as movimentações do mercado e as opiniões de profissionais de diversas áreas das agências, através do propmark, fico com um sentimento forte de otimismo com relação à propaganda. Vibra no ar um dinamismo promissor.
É perceptível a ocupação dos ambientes de trabalho por profissionais ciosos do seu preparo para a profissão. É estimulante ver jovens discorrendo sobre o negócio com opiniões maduras e um visível conhecimento de causa sobre suas especialidades.
Além disso, entregas de qualidade, como praxe nas relações entre clientes e fornecedores, reforçam um expressivo sentimento de confiança e de segurança sobre as escolhas feitas por nossos clientes.
O notável aumento dos investimentos em publicidade revela que resultados exitosos vêm sendo conquistados pelos anunciantes.
Índices altamente positivos na geração de empregos e o aumento do poder aquisitivo da população aquecem as vendas em todos os setores, provocando uma saudável competitividade, ocasião em que a publicidade mostra o seu papel insubstituível.
Parece que vivemos o momento de uma feliz coincidência, em que uma forte demanda por talento e técnica em comunicação de marketing encontra, na outra ponta, o nosso negócio extraordinariamente preparado para atendê-la com eficácia.
Uma efervescência produtiva que se mostra cada vez mais aberta às contratações de profissionais em todas as áreas. Todos os dias noticiam-se as formações de novos times nas agências para atender ao ingresso de novas contas, engrossando o faturamento e garantindo, assim, condições propícias a novos investimentos em infraestrutura. E, por consequência, um permanente aperfeiçoamento nas condições de prestar um bom serviço.
É um ciclo virtuoso muito bem-vindo que, ao alcançarmos o providencial ajuste nas contas públicas, somará às circunstâncias, a necessária estabilidade para
que uma economia saudavelmente sustentada seja o nosso normal.
O Brasil carrega, naturalmente, um imenso potencial de geração de riqueza. E a propaganda foi, é e sempre será ferramenta fundamental para os movimentos de mercado que fomentam a geração da riqueza, ao reverberar as qualidades das nossas marcas.
Não nos falta gente extremamente habilitada para, através de boas ideias, impulsionar produtos e serviços ao sucesso. Faculdades com sofisticados padrões de formação e quadros de professores de alto nível entregam ao mercado, todos os anos, novos quadros para comporem as equipes de nossas agências e de nossos clientes.
E, importante, tudo isso acontecendo, simultaneamente, em todo esse imenso Brasil, país de proporções continentais, em que conseguimos sustentar um alto nível de prestação de serviços de marketing e de publicidade.
Não é de se surpreender que seja assim, basta prestar atenção no que dizem em artigos e entrevistas, profissionais de criação, de planejamento, de mídia, enfim, de todas as áreas do negócio.
Em todas as suas manifestações ficam evidentes o nível de preparo e a qualidade com que exercem o seu trabalho. Não surpreende, portanto, a proliferação de novas agências, tocadas por gente jovem e entusiasmada. Um mercado forte pede isso mesmo. Quanto mais entusiasmo, mais energia produtiva e mais qualidade.
Stalimir Vieira é diretor da Base de Marketing
stalimircom@gmail.com