Sua agência imaginária

Qual o nome de sua agência? Não aquela que você está de fato, mas aquela que você abriria se tivesse uma oportunidade? Como se chamaria a agência que você tem na cabeça, ou melhor, no coração. Aquela que realmente acredita. Que funcionaria como um relógio suíço. Além do nome, quais os valores que essa sua agência teria? Qual seria o nome da sua agência? Já pensou nisso? As palavras têm poder e os nomes, então, podem ser completamente mágicos. A produtora de filmes do Brad Pritt se chama Plan B. A piada é que o “plano B” já ganhou três Oscar de melhor filme, sem o ator. O plano B de quem gosta do que faz é o plano A.

Dar o nome para a agência que você tem com você mesmo, é como escolher o nome de uma banda. Tem o acaso, tem o feeling, e pode ter também o humor. Lembro quando ouvi Paralamas do Sucesso pela primeira vez. Em vinil. Olhei a capa, achei o nome nada a ver. Quando meu amigo Hermes colocou no toca-discos, a coisa mudou de figura e o nome tomou outro sentido. De um nome inexplicável, paralamas, talvez uma piada interna, passou a ser algo cultuado e repleto de identificações emocionais que só a banda do Herbert, Bi e Barone e eu entendíamos. É a magia da comunicação. E é legal pensar que um dia, algo seu pode tocar a todos igualmente a sua banda favorita significou pra você.

Alguns dos melhores nomes de agências que tenho ouvido falar nos últimos tempos: We Believers, do Brooklyn. Mais que um nome, uma profissão de fé na originalidade. Este ano foi a agência Independente do Ano de Cannes e também a segunda melhor colocada como Agência do Ano no geral. É preciso acreditar e inspirar a crença nas ótimas ideias para que elas se tornem realidade. The Uncommon Creative Studio, uma das melhores agências do mundo a partir de Londres. Fomos premiados junto com eles pela Advertising Age em 2020 como Small Agency of the Year. A maior parte do trabalho deles, em minha opinião, é brilhante e fruto da observação das pessoas. Não old school, mas only school. Com o tempo acabam sendo percebidos como incomuns mesmo. Eles buscam a diferenciação em ideias simples e poderosas.

Existem várias outras mandando ver: Mojo Supermarket e a mãe das agências independentes, a Mother. Mother sempre inspirou respeito e carinho pelos trabalhos que faz desde sempre, desde 1996.  É sempre bom pensar em como chamaria a sua agência se fosse abrir uma amanhã. Como seria a sua sede, o logo, os valores e as crenças. Você tatuaria no braço o logo? Faria uma camiseta para usar todos os dias?

Quem gosta de publicidade e marketing, toda manhã, antes de vestir a camisa do lugar onde trabalha, coloca uma camiseta imaginária dessa agência imaginária. O ótimo publicitário já é em si uma agência. Ele cria para o cliente, entrega o job para a agência, mas trabalha mesmo para si. Primeiro para provar que pode criar algo melhor do que qualquer um já tenha feito. E no dia seguinte para provar que pode fazer isso de novo e quando quiser. E, claro, precisa fazer isso com elegância e alegria senão desaparece logo. Quando você contrata um talento é uma fusão que acontece. O nome pode ser qualquer um, desde que com o tempo se dê um significado a ele.

O nome da agência pode ser maluco, desde que não seja completamente doido. Pode ser um nome próprio, um sentimento, uma alcunha. É esse fogo que mantém a indústria da comunicação em funcionamento. Essa caldeira alimentada por empolgação, atitude e talento (nem sempre nessa ordem) que vai permitir que a publicidade brasileira continue sendo uma das mais interessantes e pulsantes do mundo.

E se você acha que não há espaço para agências, ou que essa coisa de abrir agencias independentes é algo que não faz sentido, fique sabendo que a verba publicitária é hoje o motor das empresas Golias de Tecnologia e, apesar de ser desafiador, ainda é um ótimo negócio. Não fosse isso, clientes, produtoras, consultorias e até agências não estariam lançando suas agências sem parar. Só precisamos colocar um pouco de alma nas coisas. E, segundo um amigo que entende disso, almas e palavras andam juntas. Por isso, se você fosse dar um nome a essa agência imaginária, só sua, em seu íntimo, que faz com que você levante todos os dias para ir trabalhar, qual seria?

Flavio Waiteman é CCO-founder da Tech and Soul
flavio.waiteman@techandsoul.com.br