Sim, em 2020 teremos um dia a mais. Será um ano bissexto, com 366 dias. Serão 24 horas, ou 1.440 minutos, a mais para se viver. Os mais céticos dirão que é só uma sequência de dias que, por força do calendário, nos faz mudar para outro ano. Para mim, não. Ano novo é realmente um novo ano.

Há uma forte energia de renovação no ar. O fechamento de um período, seja ele bom ou ruim, nos leva para um clima de um livro ainda em branco, para criarmos a nossa história, preenchermos com ideias e ações.

Para alguns, o término de um ano pode ser um alívio. Para outros, deixa saudades. Mas para todos o que vem pela frente é algo totalmente novo.

Por mais que não haja nada inovador planejado. Duvido que você e sua empresa deixaram de planejar ações para o próximo ano… Mas será que você está planejando o seu dia extra?

Como você aproveitará esse dia de bônus? Pense bem. Tanto pelo lado pessoal como no profissional, um dia a mais no ano é precioso. Pode ser um dia a mais de boas vendas. Ou um dia que você dedicará somente a você ou à sua família.

Ou o dia que você encontrará aquela pessoa que mudará todos os demais dias da sua vida. Ou, quem sabe, não será nesse dia extra que você terá uma ideia fantástica que pode mudar sua história profissional…

Por que não? Nossa vida é assim: às vezes você está num perrengue danado e basta um dia para mudar tudo. Quem sabe você não inventa um novo dia promocional, tipo Black Friday ou Dia dos Solteiros…

Ou acontece um encontro com alguém que vai te trazer uma superoportunidade profissional. Ou você cai nas graças daquele prospect que você estava buscando. Sim, pode ser nessas 24 horas que tudo pode mudar.

Mas, para isso, é preciso estarmos atentos e abertos para algo especial. Como diria o grande estudioso da criatividade, Edward De Bono: “Criatividade é como paraquedas: é preciso estar aberto para funcionar.” Pode parecer um dia qualquer, mas se você estiver com a predisposição para algo especial, a chance se torna visível. Aconteceu comigo.

Foi num desses dias normais que eu me encontrei com um amigo que me apresentou uma possibilidade profissional que estava totalmente fora do meu radar. Aquele dia mudou minha história profissional.

E aconteceu outra vez, outra e outra… Mas, repito, é preciso perceber que algo de especial pode estar acontecendo ali, naquele dia.

Se não nos ligarmos, a oportunidade passa despercebida, o dia que era para ser especial torna-se apenas mais um dia como outro qualquer. Foi num desses dias despretensiosos que eu conheci a mulher da minha vida. Foi também assim, sem esperar, que eu consegui as melhores conquistas profissionais.

Quer mais um exemplo? Faz mais de 10 anos que eu assino esta coluna, mas tudo começou num dia que comentei com o editor do PROPMARK sobre meu prazer de escrever. E foi naquele exato dia que iniciei uma atividade que continua fazendo a diferença na minha vida.

Outro? Foi num dia ensolarado, em Cannes, que eu decidi organizar e compartilhar tudo que vi de especial no Cannes Lions. Faz também mais de 10 anos. E não parei mais.

Só neste ano de 2019 foram 20 apresentações pelo Brasil. Quantos dias marcantes temos na nossa vida… E quantos outros são banais, desperdiçados. Depende de nós.

Em 2020, certamente, acontecerão muitos eventos ou atividades especiais. Caberá somente a você optar em participar ou não. Este é meu último texto de 2019.

Então, desejo sinceramente que você aproveite muito bem cada um dos 366 dias de 2020 como se fosse aquele dia realmente especial, que você recebeu de bônus! Feliz 2020!

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) (alexis@fenapro.org.br)