Uma temporada de compras impulsionada por IA

Ainda nem chegamos ao final de novembro, mas a temporada de compras já está a todo vapor. Para muitos profissionais de marketing, a Black Friday se transformou em Black November e começa mais cedo a cada ano. Este movimento é, em parte, liderado pelo consumidor e pela expectativa de que as ofertas comecem a aparecer com mais antecedência.

A influência da inteligência artificial na dinâmica de consumo desta que é uma das épocas mais importantes do ano para negócios de vários segmentos, vem sendo cada vez maior. Se, no ano passado, os anunciantes estavam começando a experimentar ferramentas baseadas em IA, a temporada de compras de 2024 está realmente sendo impulsionada por essa tecnologia. São muitos os anunciantes que vêm colocando IA no centro de suas estratégias de negócio, seja para ganhar agilidade ou para gerar mais resultados.

A IA generativa está permitindo que anunciantes da Meta em todo o mundo gerem criativos para suas campanhas publicitárias (desde texto até imagens) em uma velocidade e volume nunca antes vistos. Globalmente, mais de um milhão de anunciantes usaram nossas ferramentas de GenAI para criar mais de 15 milhões de anúncios no último mês – uma das formas mais poderosas de uso da tecnologia para ganhar em performance e personalização em escala.

Além disso, nosso conjunto de soluções Meta Advantage, baseadas em IA, permite que anunciantes otimizem cada etapa de uma campanha, desde o público até o criativo, destino, formato e orçamento, para executá-las de forma mais eficiente. Durante o tempo que levamos para completar uma tarefa simples do dia a dia, como fazer uma xícara de café, a IA pode criar milhões de variações de campanha para descobrir a que funciona melhor. Isso permite que os anunciantes otimizem seus orçamentos para momentos especiais, quando preveem um maior volume de vendas.

Os resultados vêm aparecendo, não apenas em maior engajamento, mas também em maior retorno sobre o investimento em anúncios (ROAS): um estudo realizado pela Meta no início deste ano mostrou que anunciantes na América Latina que começaram a usar os recursos de segmentação impulsionados por IA das Campanhas de Compra Advantage (parte do nosso conjunto de soluções Meta Advantage) viram um aumento de 17% em ROAs nas nossas plataformas (uma média de US$ 3,41 por cada dólar gasto). Esse é um multiplicador poderoso, especialmente para o setor de e-commerce da América Latina, que está vendo um crescimento de 16% ano ao ano – maior do que qualquer outra região do mundo (Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024, Atlântico).

A grande vantagem das soluções Meta Advantage é a capacidade de automatizar todo o processo de uma campanha, do início ao fim. A IA pode combinar a mensagem certa com as pessoas certas em um piscar de olhos, muitas vezes em locais ou demografias menos óbvias. Imagine que seu público-alvo são mulheres de 18 a 35 anos que gostam de vôlei de praia. Em vez de escolhê-las como audiência de forma restritiva, limitando a entrega de anúncios, nossas ferramentas podem usar essa seleção de público como uma sugestão para guiar quem verá o anúncio – o que significa que aquela viseira ou aquele modelo de óculos de sol pode chegar a um pessoa procurando algo para presentear sua filha esportista, só para dar um exemplo.

O poder da personalização, de combinar o conteúdo certo com as pessoas certas, me surpreende sempre que vejo isso acontecer nos meus próprios feeds do Instagram e Facebook. A "engrenagem de descoberta" da Meta tem usado IA há anos para refinar nossa conexão com pessoas e conteúdos que correspondem aos nossos interesses e que provavelmente não teríamos descoberto dentro de nossos próprios círculos sociais. Essa engrenagem também é a base para um ambiente que favorece a economia criativa dentro das nossas plataformas na nossa região, em que criadores de conteúdo podem ser remunerados à medida que constroem uma comunidade em torno de sua paixão, com a IA ajudando-os a encontrar seu público e vice-versa.

Incorporar criadores de conteúdo na estratégia de negócios de uma marca também é um fator importante para aumentar descobertas de produtos e vendas, já que as plataformas sociais são uma das principais fontes de pesquisa para informar sobre compras de fim de ano. Um estudo encomendado pela Meta, realizado pela plataforma de insights do consumidor GWI, descobriu que 79% das pessoas dizem ter comprado um produto ou serviço após assistir a um Reel. Os criadores conhecem as preferências de sua audiência melhor do que ninguém – o que torna essa associação uma grande oportunidade para as marcas.

Estou animada para seguir acompanhando o que a IA seguirá entregando para as marcas nesta temporada e o que as marcas entregarão para os seus consumidores com a ajuda da IA. Da mesma forma que a IA se destaca no processamento de dados, os humanos sempre se destacarão na interpretação dos dados para obter conhecimento e gerar insights, para moldar estratégias ou para estimular criatividade. Essa me parece uma combinação poderosa nessa temporada de compras.

Maren Lau é VP da Meta para América Latina