Organização Mundial da Criatividade define 2026 como Ano da Criatividade no Brasil

País sediará a primeira edição da iniciativa global, com programação entre abril e novembro

A Organização Mundial da Criatividade (WCO) anunciou que o Brasil será o primeiro país do mundo a sediar o Ano da Criatividade, iniciativa global derivada da rede do Dia Mundial da Criatividade, instituído pela ONU em 2017. A agenda ocorrerá entre abril e novembro de 2026, no intervalo entre o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, marcado para o dia 21 de abril e o Dia Nacional da Criatividade, em 17 de novembro.

O anúncio foi feito durante o Unlock CCXP, diante de representantes de agências, empresas, hubs de inovação, instituições de ensino e organizações da sociedade civil. O lançamento contou com o endosso de entidades como Abragames, Abedesign, Abap, ESPM, Instituto Ayrton Senna, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Instituto Viva Melhor, White Rabbit e Omelete Company.

A coordenação nacional ficará a cargo do Comitê Nacional de Mobilização do Ano da Criatividade, liderado pela Rede Brasil Criativo. Para Lucas Foster, presidente do Comitê, a agenda busca transformar o capital criativo brasileiro em estratégia estruturada. “A criatividade brasileira é abundante, mas ainda pouco valorizada. O Ano da Criatividade nasce para iluminar iniciativas que podem transformar realidades em todo o território nacional”, afirma.

Lucas Foster, presidente do Comitê Nacional de Mobilização do Ano da Criatividade, apresenta novidade durante o Unlock CCXP | Imagem: Divulgação

A programação prevê milhares de atividades gratuitas promovidas por cidades, escolas, universidades, empresas e organizações sociais. Entre elas estão formações, laboratórios criativos, eventos, projetos educacionais, exposições e ações comunitárias. Mais de 80 cidades brasileiras já participam da mobilização, integrando territórios criativos, leis municipais e ecossistemas de inovação.

Segundo Edna dos Santos-Duisenberg, vice-presidente da WCO, o movimento reforça o protagonismo do país no cenário internacional. “Estamos diante de uma oportunidade única para transformar a criatividade em estratégia de inovação e em ferramenta de transformação social para o desenvolvimento”, afirma.

A partir de 2027, o Ano da Criatividade passará a um modelo itinerante, sendo sediado anualmente por outros países da rede global da WCO.