Organizações jornalísticas se unem e criam o canal Reload

Reload chega focado em jovens (Reprodução/Youtube)

Organizações jornalísticas diversas lançam nesta terça-feira (1) o canal de notícias Reload. Voltado para jovens, a novidade é encabeçada por Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, ((o)) Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.

O veículo foi um dos projetos vencedores do Google News Innovation Challenge em 2019 e promete levar as notícias das organizações em formatos pensados para o público jovem.

“Vamos ter notícias em formato de Poesia Slam e Lyric Video, que é um videoclipe animado, com música, além de HQs, Gifs animados, e vídeos curtos de impacto. E, claro, também vamos apostar nas lives como maneira de informar o nosso público. O mais importante é que não temos tudo fechado, vamos criar um grande laboratório que vai explorar formatos e criar um diálogo com o público, que vai nos guiar nessa missão de informar e engajar o jovem brasileiro”, explica Natalia Viana, coordenadora geral do Reload e codiretora da Agência Pública.

Um dos primeiros conteúdos, aliás, foi exatamente uma live que abordou as últimas notícias envolvendo o Ministério da Educação.

Um total de 12 apresentadores espalhados pelo Brasil irão elucidar os temas para os jovens. Segundo Natalia, os conteúdos serão distribuídos apenas por redes sociais: Instagram, Youtube e também pelo Twitter e Whatsapp. “A ideia é levar o jornalismo de qualidade para onde os jovens já estão se informando. No Youtube, teremos vídeos todas as terças e quintas, às 11 horas”, explica.

Em tempos de fake news, há um trabalho hercúleo do canal para que as notícias passem a credibilidade necessária para os jovens. Conforme relata Natalia, além do prestígio e participação das organizações que fazem parte do Reload (juntas, possuem mais de 100 prêmios nacionais e internacionais), todos os conteúdos são revisados antes da publicação. “E para quem quiser saber mais, sempre damos o link para a reportagem/pesquisa inicial, permitindo ao público também questionar e buscar mais informações, ser um ator nessa busca da informação, que é a característica do público de hoje”, afirma.

Questionada sobre como a iniciativa irá se financiar e se há patrocinadores, a coordenadora explica que, nesta primeira fase, há o suporte do Google. “Agora, ganhamos também um apoio da Fundação Ford, e estamos explorando outras possibilidades”, revela.

Além do financiamento, o Google afirma que atua dando suporte às equipes sob demanda e quando necessário. As dúvidas são diversas: utilização de APIs, ferramentas de Cloud para inteligência artificial, performance no YouTube, etc.

Para embasar a criação do Reload, a Énois conduziu uma pesquisa com o objetivo de entender os hábitos do público jovem relacionados ao consumo de notícias.

Mais de 280 pessoas com idades entre 18 e 28 anos foram ouvidas. Os horários mais frequentes de consumo de notícias são das 9h às 13h e das 19h às 22h. As redes sociais são a principal fonte de notícias para 91% desses e dessas jovens. Também se destacam os podcasts. Cerca de metade (48%) utiliza essa forma para se manter informado.

Setenta por cento identificaram o Instagram como principal plataforma usada para se manterem informados. Em seguida, aparecem o Twitter (58%) e Facebook (52%). O YouTube aparece em quarto lugar, como preferência de 47% dos respondentes para se informarem. Apesar de em 2019, no Brasil, o acesso ao TikTok ter crescido em 316%, em nosso levantamento a rede não desponta como espaço para informação nem para usos gerais: 93,7% disseram nunca usar o TikTok.

Os jovens ouvidos eram moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém.