Orlando Marques: “Minha missão será juntar pessoas”

 

 

Depois de alguns meses de conversas, Orlando Marques, presidente e CEO das agências Publicis Brasil, Salles Chemistri, Publicis Dialog, AG2 Publicis Modem e Publicis Red Lion, tomou a decisão de assumir o lugar de Luiz Lara à frente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). Marques foi anunciado oficialmente para os 18 presidentes regionais durante a primeira reunião da entidade em 2013, realizada nesta sexta-feira (1º), no Rio de Janeiro.

Lara deixa a função depois de dois mandatos seguidos e muitos anos envolvido com a entidade, em diferentes diretorias, desde 2001. “Indiquei o Orlando pessoalmente pelo seu histórico profissional e seu estilo pessoal, por nunca ter deixado de ser quem é. Como gestor de um grupo internacional no país ele sempre valorizou e respeitou o talento local, algo em que a Abap sempre acreditou”, disse Lara.

Aclamado por unanimidade pelos diretores da Abap, Marques assume pela primeira vez um cargo na entidade, com a qual começou a se envolver no ano passado, quando foi convidado a assumir a direção da CCI (Comissão de Continuidade e Implementação) das teses definidas no V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, realizado em maio de 2012. Sua história começou no segmento de veículos, começando na Editora Abril e passando por O Estado de S.Paulo, Editora Globo, TV Bandeirantes, Brasil Mídia e TV Globo.

Marques afirma não ter plataforma de trabalho — ainda. Até 30 de abril, quando serão realizadas as eleições de todas as regionais, além da nacional, ele pretende reunir um grupo de trabalho com com “menos cabeças brancas” para renovar a entidade. “Estou neste mercado há muito tempo e se há algo que sei fazer é juntar pessoas. Acho importante manter os valores da entidade e trazer pessoas dispostas a trabalhar por isso. Será uma construção, e quero convidar gente com menos cabelos brancos para renovar”, disse Marques.

Segundo ele, trabalhar na CCI o fez entender mais profundamente onde estão os principais problemas. “Vejo a Abap como a grande defensora do nosso direito de escolha — e é assim que deve ser. Fui veículo muito tempo e, no grupo Publicis, sempre apoiamos a entidade, respeitando o modelo do Brasil”, diz Marques, que é também vice-presidente do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e vem trabalhando na implementação do banco de tabelas, um dos desafios em parceria com a Abap para este ano.

Futuro

Como principais missões de Marques no futuro mandato estão a implementação das teses mais urgentes do V Congresso e o trabalho próximo da Frente Parlamentar em Defesa da Comunicação, em Brasília, para ampliar o diálogo e defender a liberdade de expressão. Como balanço dos últimos quatro anos de gestão, Lara diz que o V Congresso promoveu uma grande evolução na capacidade dos profissionais da área de “serem empresários”. “Evoluímos muito no diálogo sobre a liberdade de expressão. Somos contra a demonização da propaganda e caminhamos muito. Eu e Marques acreditamos numa sociedade livre. Foram grandes vitórias a lei 12.232, a realização do Ebap (Encontro Brasileiro das Agências de Propaganda) no Rio de Janeiro, os Indicadores de Sustentabilidadee  o portal Somos Todos Responsáveis, que já chegou a 1.1 milhão de acessos”, disse Lara. Outro projeto que será mantido é o Comunicar e Crescer, sob a batuta de Stalimir Vieira.

Tanto Marques quanto Lara estão otimistas em relação ao crescimento do mercado este ano. Marques arrisca um crescimento maior que os 7% do ano passado (leia mais aqui). “O fim do ano não foi bom, mas o mercado retomou seu ritmo e agora estamos todos trabalhando muito. O ano começa mesmo em 15 dias, mas acredito que podemos ir além dos 7% este ano”, disse. Lara sugere que, se não houver nenhuma “intempérie”, o crescimento nominal deve chegar a 10% e o real entre 3% e 4%.