No último mês, a Buzzmonitor mapeou a presença de conteúdos sobre a data nas redes sociais

No período de 10/9 a 9/10, a Buzzmonitor mapeou a presença de conteúdos sobre o Dia das Crianças nas redes sociais, com o objetivo de entender quais marcas e produtos estão recebendo destaque sobre a data.

Segundo estudo, as divulgações foram intensificadas às vésperar do Dia das Crianças. Com a chegada do mês de Outubro (2/10) as divulgações de produtos e ações voltadas para o público infantil começaram a ganhar mais consistência, atingindo seu pico em 9/9, data de corte do estudo, quando houve 12,8% das postagens do período (10/9 a 9/10). No acumulado do período, o Dia das Crianças contou com 42.106 menções.

Um comportamento que merece destaque é a queda das publicações aos domingos (24/9, 1/10 e 8/10), resultado de estratégias ligadas ao horário nobre de engajamento.

Volume de menções ao “dia das crianças” - Período 10/09 a 09/10 (Foto: Divulgação)

O Instagram é a rede social que mais concentra publicações da data, com 80,7% de postagens. Em seguida temos o Facebook (12%%) e X, antigo Twitter, (7,4%). As menções referentes ao Dia das Crianças são feitas majoritariamente por mulheres (54,8%), com predominância do sentimento positivo nas postagens (94,5%).

A We Pink, marca das influenciadoras Vigínia Fonseca e Samara Pink, foi destaque de engajamento no Instagram. A marca fez o lançamento da sua colônia infantil "My baby star" no dia 8/10, nas vésperas do Dia das Crianças. Com isso, a marca conquistou destaque entre os posts de maior engajamento do Instagram, ocupando o segundo e terceiro lugar das top postagens.

A postagem que traz Maria Alice, filha de Virgínia Fonseca, divulgando o perfume, atingiu 39,7 mil interações. Já o post de Samara Pink e seu filho, Miguel, teve 23,6 mil interações.

(Foto: Divulgação)

Já as varejistas aproveitam a data para divulgar brinquedos e itens de vestuário e acessórios. Na lista das postagens com maior engajamento do Instagram aparece a linha da Romanel em parceria com a Disney (18,9 mil interações nos post sobre os anéis e 5 mil interações no posts dos brincos), camisetas da Havan com temática do Homem Aranha (4,9 mil interações) e vitrine da Marisa especial DC Comics e Marvel (2,7 mil interações).

(Foto: Reprodução)

Outras varejistas que ranquearam entre os 26 posts com maior engajamento são: Americanas divulgando sua seleção de brinquedos (5,7 mil interações) e o sorteio de Dia das Crianças da Lojas Marabraz (3,7 mil interações).

(Foto: Reprodução)

O estudo mostra que, apesar da restrição das redes sociais em relação à criação de contas de menores de idade, a atuação de influenciadores mirins está em ascensão. O que impacta na dinâmica de divulgação de marcas em datas como o Dia das Crianças, que seguem as diretrizes de publieditoriais comuns.