"Os jogos têm se mostrado uma porta de entrada qualificada", diz gerente de produto do g1
Em entrevista ao propmark, Lucas Herdy faz um balanço desses quase dois anos do g1 jogos
Em setembro de 2023, o g1 entrou no universo dos games com a justificativa, à época, de que o investimento era um olhar especial para o modelo soft news e a ampliação de interatividade e serviços.
Hoje, quase dois anos após o início dessa nova área, a seção de jogos foi muito mais do que uma porta de entrada qualificada: ajudou no crescimento da audiência do portal.
"A área de jogos já registra tempo de sessão 40% maior do que a média da plataforma, um indicativo claro de permanência e envolvimento", conta Lucas Herdy, gerente de produto do g1.
O executivo destaca ainda que o tempo médio de dedicação aos passatempos também é relevante, já que as pessoas jogam, em média, mais de cinco minutos por sessão, especialmente no 'Palavras Cruzadas' e no 'Soletra'.
"Além disso, os jogos têm se mostrado uma porta de entrada qualificada: mais da metade dos usuários são logados, são 5 pontos percentuais mais jovens do que a média do g1 e são engajados socialmente, ampliando organicamente o alcance da marca para essa parcela mais jovem".
Confira a entrevista completa:
Afinal, por que que o g1 começou a oferecer jogos?
Somos o maior produto digital de notícias do Brasil impactando quase 60 milhões de usuários por mês e entendemos que era importante expandir a nossa oferta para além de uma cobertura robusta de hard news. Já estamos na rotina do usuário com informação de qualidade e excelência na curadoria. Com os jogos, vimos uma oportunidade de estar também no dia a dia das pessoas com conteúdos divertidos e que trazem benefícios, como o estímulo da lógica e do raciocínio, sendo uma alternativa ao 'doomscrolling', quando o usuário passa horas nas redes sociais sobrecarregando a mente com excesso de conteúdo fragmentado, muitas vezes negativo e improdutivo. O investimento nesse território complementar ao hard news também abriu um caminho de soluções customizadas e contextualizadas para as marcas. A dinâmica de cada jogo do nosso catálogo pode ser adaptada à realidade do anunciante, permitindo que ele esteja presente na experiência do público na resolução dos puzzles. Por exemplo, o 'Combinado', nosso lançamento mais recente, possibilita que os grupos de palavras que o usuário precisa identificar dialoguem com o universo da marca. O lançamento do g1 jogos também faz parte de uma evolução natural da sinergia histórica que existe entre grandes publishers e passatempos. No impresso, os leitores estão acostumados a encontrar não apenas ofertas de notícias, mas também de diferentes tipos de jogos, como Palavras Cruzadas e Sudoku. O The New York Times é um case conhecido, publicando suas primeiras 'Cruzadas' no impresso ainda nos anos 40.
Qual é o público que esses games atrai para o site?
Nossa oferta de jogos tem se destacado por atrair dois públicos em especial: os jovens de 18 a 34 anos, que representam quase 40% da audiência, e o público com mais de 55 anos, aproximadamente 25% da audiência. Em jogos, ambos os perfis têm participação acima da média do g1. Apesar das diferenças de rotina e hábitos, os dois perfis encontram valor nos passatempos, que preenchem com propósito os pequenos intervalos do dia e oferecem benefícios como estímulo à memória, à concentração e ao raciocínio. Para os mais velhos, o aspecto cognitivo e o formato clássico dos desafios têm grande apelo. Já entre os mais jovens, o fator social é chave: os jogos são diários, têm estatísticas de desempenho e permitem compartilhamento do resultado, o que gera engajamento recorrente nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, formando uma verdadeira comunidade. Hoje, por exemplo, existem influenciadores que criam conteúdo exclusivamente sobre a resolução de passatempos, incluindo alguns do nosso portfólio, como o 'Dito' e o 'Soletra'.
O g1 jogos existe desde quando?
O lançamento de 'g1 jogos' foi em setembro de 2023 com quatro opções de puzzles: 'Sudoku'; 'Palavras Cruzadas' e 'Caça-Palavras', ambos em parceria de conteúdo com a Coquetel; e o 'Dito', inspirado no fenômeno 'Wordle'. Em 2024, lançamos o 'Soletra', um dos mais acessados da plataforma e queridinho do público. Nesta semana, revelamos o 'Combinado', desafio de associação semântica entre palavras que amplia ainda mais nosso repertório. Todos os jogos são gratuitos, atualizados diariamente e apresentam dinâmicas variadas, com tempos de dedicação que vão de poucos minutos, como no 'Dito', que exige adivinhar a palavra do dia em até seis tentativas, até experiências mais longas, como o 'Soletra', que convida o jogador a formar dezenas de palavras a partir de um conjunto de letras.
Quais resultados trouxeram até aqui?
Em menos de dois anos, os jogos conquistaram um público fiel e engajado no g1. A área de jogos já registra tempo de sessão 40% maior do que a média da plataforma, um indicativo claro de permanência e envolvimento. Outra característica é que quase 50% dos usuários retornam no dia seguinte após jogar, e uma parcela relevante volta todos os dias da semana, um padrão raro mesmo entre produtos digitais com alta recorrência. O tempo médio de dedicação aos passatempos também é relevante: as pessoas jogam, em média, mais de cinco minutos por sessão, especialmente no 'Palavras Cruzadas' e no 'Soletra'. Esse nível de dedicação é expressivo quando consideramos o atual cenário de atenção fragmentada, marcado por conteúdos rápidos e de baixa profundidade. Além disso, os jogos têm se mostrado uma porta de entrada qualificada: mais da metade dos usuários são logados, são 5 pontos percentuais mais jovens do que a média do g1 e são engajados socialmente, ampliando organicamente o alcance da marca para essa parcela mais jovem. A audiência de g1 jogos segue crescendo: entre maio de 2024 e maio de 2025, nossa audiência cresceu mais de 20%, consolidando o melhor desempenho da editoria até o momento. Com o lançamento do 'Combinado', subimos de fase e estamos com ótimas expectativas para manter essa curva ascendente.