“Os patrocinadores literalmente fazem os Jogos”

“Eu acredito no poder de transformação do esporte”, disse a consultora Nicoletta de Denaro em sua palestra sobre a Rio 2016 realizada nesta sexta-feira (14) no Centro Empresarial Rio pelo capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). Segundo ela, serão 18 meses de oportunidades para as marcas, para o evento que dura na prática 17 dias. Embora a abertura da Rio 2016 esteja marcada para as 8 horas da manhã do dia 5 de agosto de 2016, boa parte das estratégias devem começar a entrar em cena com o lançamento, no dia 23 de novembro, do mascote olímpico, escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro via concurso. O projeto tem sido mantido a sete chaves, e terá forte envolvimento da TV Globo, emissora oficial dos Jogos.

Os patrocinadores mundiais dos jogos são Cola-Cola (patrocinadora desde 1928), Atos, Bridgestone, GE, McDonald’s, Omeca, Panasonic, P&G, Samsumg e Visa. Já os patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016 são Bradesco, Bradesco Seguros, Correios, Embratel, Claro e Nissan. Há ainda apoiadores e fornecedores, além dos patrocinadores paraolímpicos mundiais (Atos) e oficiais da Rio 2016 (os mesmos dos Jogos Olímpicos acrescidos da marca Omega).

“Há um cuidado muito grande com ambush marketing e a proteção da marca, e não haverá uma placa sequer nos estádios ou ginásios, o que demandará maior criatividade e força das marcas patrocinadoras”, afirmou Nicoletta, envolvida com as Olimpíadas desde os Jogos de Atlanta, nos tempos em que trabalhava na Coca-Cola, em 1996. Ela participou da tentativa de trazer os Jogos para o Rio em 2004, quando Atenas venceu.

Nicoletta diz que o marketing olímpico é o mais desafiador possível, seja pelas dimensões ou pelo significado e valores do movimento olímpico.

“Os patrocinadores literalmente fazem os Jogos – oferecem tecnologia, transporte, equipamentos, voluntários, conhecimentos, serviços – vivem toda a jornada de preparação junto com o Comitê Organizador. É muito mais interessante do que pagar para colocar a própria logo num evento. Mas precisam achar uma voz própria para contar suas histórias, suas contribuições únicas de maneira interessante e envolvente”, ressalta a especialista, hoje à frente da sua própria consultoria.

“Associar a marca aos valores dos Jogos Olímpicos, que são excelência, respeito e amizade, é um dos maiores ganhos do investimento”, destaca Nicoletta, que deu uma ideia das dimensões do evento: 204 comitês, 10.500 atletas e seus equipamentos, 16.400 computadores pessoais, 8,21 milhões de ingressos vendidos, 70 mil voluntários, 5.500 horas de transmissão televisiva (na Copa são cerca de 600), 220 países ligados na transmissão e 2,6 bilhões de pessoas assistindo.

Três meses antes da abertura dos Jogos, a tocha olímpica roda o mundo, um acontecimento à parte patrocinado – até o momento – pela Coca-Cola e pela Samsung. Nicoletta adiantou que o mascote dos jogos também fará seu “tour” pelo mundo, o que certamente será outra atração à parte.