Os planos de internacionalização da Atenas.ag
Agência de live marketing trabalha com projetos e tem negociações já em andamento em Portugal e Espanha
O encontro de Denise Garrido e Quércia Andrade aconteceu ainda na faculdade, quando a afinidade no jeito de trabalhar se somou à amizade. “Éramos as únicas que faziam o trabalho, enquanto as outras só colocavam o nome. Isso gerou uma parceria profissional além da amizade”, relembra Denise, CEO da Atenas, em entrevista ao propmark.
A trajetória empreendedora começou cedo. Denise fundou sua primeira agência aos 20 anos. Após passagens por outras sociedades e experiências no mercado corporativo, convidou Quércia Andrade, hoje co-CEO da empresa, para integrar uma parceria que, após diferentes formações, se consolidou em 2007 com a criação da Atenas, em Salvador, na Bahia. Na época, o foco estava no marketing promocional, antes mesmo de o termo live marketing se popularizar.
“Desde o início, a gente queria mostrar os nossos diferenciais. A experiência tinha de contar história”, lembra Quércia.
O Carnaval de Salvador foi o cenário de estreia em grandes ativações, marcando o início da especialização em experiências. A base na capital baiana e a proximidade com o mercado do Nordeste abriram caminho para trabalhos com Coca-Cola, Trident, Havaianas, Itaú e Grupo Boticário, entre outras marcas globais em nível regional.
Crescimento nacional
A transição para São Paulo ocorreu em um momento de transformação do mercado. A crise de 2008 e o esvaziamento de departamentos de marketing no Nordeste levaram a agência rumo a novos horizontes. “A gente entende de Nordeste, mas entende também de Brasil. É sobre brasilidade”, afirma Denise.
A chegada à capital paulista permitiu disputar concorrências nacionais e ampliou a participação em grandes eventos. Em 2024, a Atenas fez ativações para seis marcas no Rock in Rio, todas com conceitos distintos e execução sob medida. “Não é nosso gosto pessoal, é sobre entendimento de cultura e de marca”, reforça Quércia.
Essa abordagem fez com que o portfólio incluísse também o maior número de projetos no festival no último ano, representando marcas como Heineken, TIM, Volkswagen Brasil, Lagunitas e Trident.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 18 de agosto de 2025