Os publicitários são uma banda em uma propaganda de refrigerantes
Ritmo de essência contestadora, impactante e muitas vezes no tom certo de agressividade e ousadia, o rock´n roll é sem dúvidas um gênero musical que inspira a vida pessoal e profissional de milhões de pessoas em todo o mundo. Nem é preciso dizer que são diversas as referências provocadas pelo som das guitarras, baterias e baixos nas campanhas publicitárias. E vice-versa. Afinal de contas, como diz o verso de uma das músicas do Engenheiro do Hawaii, “A juventude é uma banda, numa propaganda de refrigerantes”. Para celebrar o Dia do Rock, abaixo alguns relatos de profissionais do meio (e roqueiros) sobre como são influenciados pelo ritmo.
Paulo Aguiar, diretor de criação da Publicis
“O rock é um elemento indispensável no processo criativo. Colocar uma boa música na hora da execução de um trabalho faz muita diferença para mim, tanto pela inspiração quanto pela concentração. Costumo criar playlists para viagens, para momentos e até para jobs. Por ser um dos estilos mais versáteis e com infinitos subgêneros, vejo uma boa relação com a propaganda. É possível se inspirar e beber de diferentes fontes, sabendo respeitar e curtir os clássicos sem deixar de conhecer novas bandas e ficar aberto ao novo.”
Daniel Motta, diretor de criação da DPZ&T
“Comecei a tocar guitarra aos dez anos. Antes de conhecer a publicidade, já tinha uma boa ideia do que era o rock. Fiz uns trocados com ele antes de trabalhar em agência. O rock me ensinou que trabalhar com o que você pira é bem melhor, mas a publicidade me mostrou que isso não era possível só com o rock. Foi assim que descobri que a música tem grande papel na comunicação e que a relação com ela ajuda a entendê-la como ferramenta. Não à toa, meu trabalho tem em boa parte a música como elemento chave.”
Letícia Maffi, content producer na Sapient AG2
“O rock faz parte da minha vida desde pequena. Meus pais sempre ouviram, foram aos shows e me influenciaram a fazer parte deste movimento. A primeira música que eu aprendi realmente a tocar no violão foi ‘Don’t Look Back in Anger’’, do Oasis. Rock vai muito além de um estilo musical; podemos citar, por exemplo, festivais de rock que sempre proporcionam experiências de live marketing, marcas, campanhas e ações que marcam muito o mundo da publicidade.”
Charles Nobili, diretor de brand content e RTVC da FCB Brasil
“O rock é rebelde, jovem e contestador. E eu, que já não sou mais tão jovem assim, ainda vejo o Rock como contestação, rebeldia, provocação, adrenalina, sair do lugar comum, não se acomodar, buscar visibilidade, relevância, etc. Esse é o principal legado do rock para mim. E de certa forma, cabe direitinho na vida profissional como publicitário: ser contestador, questionar todos os caminhos, querer propor algo novo e principalmente emocionar. Pô mermão, na boa, isso é muito rock’n roll.”
Abaixo algumas campanhas que contam com rock, seja como protagonista ou pano de fundo:
Kiss FM
Skol
Pepsi
Itaú
Volkswagen