Os temas do Cannes Lions 2019

A exemplo do que fez no ano passado, o Cannes Lions está organizando o festival de 2019 sob um conjunto de temas específicos. No ano passado, as vertentes estabelecidas foram nove.

Em 2019, o conteúdo do festival será organizado sob oito temas, porém mais elaborados: The impact of creativity (O impacto da criatividade); Equality, diversity, inclusion (Igualdade, diversidade, inclusão); Industry transformation (Transformação da indústria criativa); Digital transformation (Transformação digital); Creative strategy (Estratégia criativa); Creativity as a force for good (Criatividade como uma força para o bem); Multi-touching storytelling, craft & experience (Storytelling em múltiplos pontos de contato, criação e experiência) e Trust, ethics and transparency (Confiança, ética e transparência).

A criação desses temas macro mostrou-se um acerto do festival. Essas vertentes, não só nos ajudam a organizar a participação numa competição cada vez mais multifacetada, como também estabelecem pontos para reflexão sobre o nosso negócio na indústria criativa.

Para justificar o primeiro tema – “O impacto da criatividade” –, os organizadores levantam as seguintes questões: “Num mundo de big data e tecnologia cheio de brilho, como e por que a big idea importa? Eficiência significa eficácia? Como se casa
a criatividade com os resultados comerciais? Nós ainda estamos vendendo criatividade?”.

Para justificar o tema “Igualdade, diversidade, inclusão”, os pontos levantados são: “Vamos ouvir perspectivas originais e críveis de ‘champions’ sobre como criar forças de trabalho justas e equânimes. Quais são os novos ‘benchmarks’ para trabalho de marcas que promovem diversidade e inclusão? E quais os maiores benefícios para a cultura e a sociedade?”.

Para o tema “Transformação da indústria criativa” eles salientam: “Vamos explorar a profunda mudança estrutural e no panorama da comunicação de marca. Como podemos desenvolver capacidades extremamente criativas não importando o ambiente de trabalho em que atuemos? E onde estarão os melhores talentos em dois, cinco ou dez anos à frente?”. Para o tema “Transformação digital”, as questões levantadas são: “Vamos ver cases de algumas das maiores marcas mundiais. Como elas estão se transformando para manter a relevância do consumidor? Como podemos casar tecnologia com uma comunicação centrada no consumidor?”.

Já o quinto tema – “Estratégia criativa” – traz as seguintes questões: “Vamos entender as ideias por trás da ideia. Ouvir estrategistas, psicólogos, futuristas e economistas. Eles vão trazer insights que podem mudar nossa percepção sobre ‘targeting’, personalização e alcance. A criatividade pode resolver problemas fundamentais de negócios?”.

Para o tema “Criatividade como uma força para o bem”, os destaques são: “Vejamos trabalhos que inspiram a mudança e uma inspiração positiva num mundo incerto e turbulento. Como a criatividade pode estimular uma efetiva mudança cultural? Os consumidores esperam que as marcas preencham o vácuo deixado pelos políticos? As marcas de hoje deveriam tomar partido?”.

O penúltimo tema – “Storytelling em múltiplos pontos de contato, criação e experiência” – levanta os seguintes pontos: “Como desenvolver o envolvimento duradouro do consumidor na era do conteúdo e modas rápidas? Como é a nova troca de valor com o cliente? Como podemos criar consistência entre pontos de contato e fornecer jornadas ricas para os consumidores na ‘age of me’ (Era do ‘eu’)?”.

E, finalmente, o último tema – “Confiança, ética e transparência” – questiona: “O que devemos fazer para restaurar a confiança? Quais marcas estão fazendo isso bem? O que podemos aprender com as novas marcas desafiadoras, cujo ‘ethos’ integral – do material ao desenvolvimento de produtos, passando pela cadeia de suprimentos e publicidade – é estabelecido de maneira sustentável?”.

Independentemente da sua função no Cannes Lions 2019, acho que estes oito
temas devem ser objetos de uma profunda reflexão por aqueles que lideram negócios.

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda) (alexis@fenapro.org.br)