Otima aposta em parcerias com anunciantes

A Otima tem como foco reforçar seu posicionamento de ser a mais inovadora do país. Cada vez mais, a empresa, que detém a concessão instalação e manutenção dos abrigos e totens indicativos dos pontos de ônibus na cidade de São Paulo, está empenhada em fazer parcerias com agências e anunciantes para trazer soluções novas. “A gente lançou uma campanha para convidar os anunciantes a mostrarem do que a marca deles é capaz”, disse Violeta Noya, presidente da empresa.

A campanha, criada pela Propague, intitulada “Desafio Otima – explore o poder das ruas” tem como objetivo chamar a atenção do mercado para a importância da mídia exterior. “Somos uma plataforma de mídia e acreditamos na convergência”, explicou Violeta. Um dos objetivos é fazer a comunicação repercutir em outras plataformas, como as mídias sociais, por exemplo.

A inovação já foi vista em várias campanhas veiculadas pelos espaços da Otima neste ano. “Com essas ações, as marcas se aproximam desse círculo virtuoso”, contou Violeta.

Entre os anúncios que se destacaram está o da Vivo para o lançamento da internet de fibra ótica. Os pontos foram coloridos com a presença da fibra, chamando a atenção dos usuários.

Outra ação de grande destaque foi feita em parceria com a Unilever. Para lançar o Fruttare Mousse de Morango, a caixa de uma das paradas da Avenida Paulista foi transformada em uma vending machine que distribuía o sorvete gratuitamente.

Na semana passada, estreou mais uma ação diferenciada, assinada pela Taterka. Para o lançamento da campanha “McDonald’s Monopoly Milionário”, réplicas de moedas de ouro voaram dentro do painel em um dos abrigos da Paulista.

A estimativa da empresa é que 12 milhões de pessoas sejam impactadas por dia pelos anúncios veiculados por eles.

Enquanto um novo projeto de métrica de audiência não entra em funcionamento, a empresa trabalha com o Datafolha para medir os resultados. “A Amazonia é uma marca nova de bebidas. Em três semanas, com comunicação apenas na Otima, a intenção de compra dos produtos cresceu 30%”, afirmou.

Perspectivas

A executiva está otimista quanto aos resultados de 2015, que começou com um crescimento de 60% no fechamento de pacotes no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior. “Como brincou Nizan (Guanaes): em tempos de crise, ou você chora ou você vende lenço. A Otima está vendendo lenço”, falou Violeta.

Neste ano, já foram veiculadas campanhas de cem clientes em seus painéis. Segundo a executiva, calcula-se que o market share de mobiliário urbano da empresa é de 30%.

Os pontos de ônibus da cidade se dividem em dois tipos: os abrigos, que são estruturas com cobertura com espaço para publicidade, e os totens, que são apenas postes indicativos do local da parada. Até o fim do ano, a Otima pretende trocar todos os 6.500 abrigos da cidade. Até hoje foram trocados mais de 5.200. Os totens serão 12.500. Atualmente, a empresa substituiu 1.910 deles. “Todos os abrigos podem ter publicidade, mas somos seletivos com os locais em que colocamos as caixas. Hoje concentramos as caixas nos bairros com maior fluxo de pessoas”, falou Violeta.

Ao todo, os abrigos renovados oferecem 4 mil faces publicitárias pela cidade. Até o fim do ano, a meta é chegar a 4.500. Até o fim da concessão, que vale por 25 anos, outros mil abrigos e 2.200 totens serão implantados. “Antes da Lei Cidade Limpa, todas as empresas somadas tinham cerca de 10 mil faces publicitárias”, afirmou Violeta.

Entre os planos para este ano, estão o desenvolvimento de um aplicativo que informe os horários dos ônibus nos pontos.