“Outdoor é uma categoria cada vez mais sem fronteiras”
Jurado em Cannes pela primeira vez, Bruno Prosperi vai representar o Brasil este ano no júri de Outdoor Lions, categoria que para ele aceita vários formatos de ideias. “Do simples pôster estático às ideias mais complexas, como a que ganhou GP ano passado (Brewtroleum), tudo é outdoor”, destaca o diretor-executivo de criação da AlmapBBDO. Sobre o trabalho de julgamento, o criativo acredita que dentro do júri “é melhor ouvir mais do que falar e defender apenas as peças que considerar boas e pertinentes”. Confira a seguir os principais trechos da entrevista que ele concedeu ao PROPMARK.
Bruno Prosperi: “historicamente, o Brasil vai muito bem nessa categoria”
SEM FRONTEIRAS
Já participei como jurado em alguns festivais internacionais, mas essa é a primeira vez que irei julgar em Cannes. Confesso que deu um friozinho na barriga, mas, ao mesmo tempo, uma enorme alegria de poder fazer parte. Fiquei feliz demais em ser escolhido como jurado em Outdoor, uma categoria que aceita vários formatos de ideias e, portanto, sem fronteiras.
CRITÉRIOS
Ainda não recebemos uma carta formal do presidente do júri. Na minha opinião, o foco sempre é a ideia. Aquela que faz você ter inveja de não ter feito. Isso que faz a diferença. Outros pontos serão o craft e a execução, que obviamente também são importantíssimos de se levar em consideração. Olhar a qualidade da execução e a experiência do consumidor coloca qualquer boa ideia em outro patamar. Não vai adiantar ser uma ideia muito boa, se ela não for maravilhosamente bem realizada.
TECNOLOGIA
Como disse anteriormente, Outdoor é uma categoria cada vez mais sem fronteiras. Do simples pôster estático às ideias mais complexas, como a que ganhou GP ano passado (Brewtroleum), tudo é Outdoor. O uso de tecnologia aprimorou muito essa categoria. Mas, claro, tecnologia a serviço da ideia. Caso contrário, ela ficará obsoleta em pouco tempo. Este meio vem permitindo pensar completamente diferente, interagindo com os consumidores de maneiras inovadoras. Portanto, surpreender é a palavra-chave.
NOVIDADES
Eu espero ser surpreendido. Cannes é mundialmente reconhecido como a excelência criativa em comunicação. Sempre apresenta ao mundo as novidades na publicidade mundial. Todo ano eu fico ansioso para conhecer as ideias que vão brilhar no festival. Para qualquer profissional de criação, é um grande estímulo, que serve de combustível pelo resto do ano. E este ano especialmente, como jurado, vou ter a chance de me aprofundar ainda mais.
PREPARATIVOS
Temos um mês pela frente para estudar. Como venho julgando alguns outros festivais internacionais, isso já ajuda bastante. Apesar de Cannes ser a “estreia” de muitos trabalhos nas premiações. Como jurado de Outdoor, vou passar cinco dias trancado com outras pessoas, a maioria nova no meu convívio. Por isso acredito que é melhor ouvir mais do que falar e defender apenas as peças que considerar boas e pertinentes. É importante conhecer a peça que você vai defender.
RELEVANTE
Acho que todos os países, de um modo geral, já entenderam que o meio outdoor, a forma mais antiga de se comunicar, vem ganhando espaço no campo das ideias que engajam e surpreendem. Historicamente, o Brasil vai muito bem nessa categoria. Não só pelo volume de inscrições, mas pela qualidade criativa. Sabemos muito bem contar histórias e surpreender através dos cases ou de uma simples peça estática. Não me preocupo muito com a quantidade de Leões que o Brasil ganhou no passado ou vai ganhar. O importante é o que ficará registrado. O que de fato é relevante, pertinente e faz bem para nossa imagem.