Outdoor mantém força e captura olhares do consumidor
Ricardo John, CCO da JWT, definiu certa vez, quando foi presidente do júri de Outdoor em Cannes, no ano passado, o outdoor como a mídia clássica e “fundadora” da propaganda no mundo. De mídia fundadora, transformou-se em uma das mais inovadoras, com a tecnologia trabalhando a seu favor e vice-versa. Transformado e atualizado pela tecnologia como talvez nenhum outro, o outdoor manteve a sua essência e principal força como mídia de massa, que captura o olhar e engaja como poucas. Confira algumas das melhores ideias de Outdoor dos últimos tempos.
ROBÓTICO
A Coca-Cola vem anunciando na Times Square, em Nova York, há 97 anos, mas nunca de maneira tão inovadora e espetacular como agora. O novo painel, instalado em agosto, o primeiro robótico em 3D produzido, é composto por 1.760 cubos em led, com conteúdo programado por hora do dia. Por exemplo: na hora do almoço, as mensagens associam a Coca-Cola a refeições. Bem diferente da época em que um outdoor redondo dizia: a Pausa que refresca, em 1920. A última vez que a Coca-Cola modificou seu painel na Times Square foi em 2004.
Foram 35 engenheiros envolvidos no design, nos testes e na construção do painel, ativo 24 horas por dia, que equivale em tamanho a um prédio de seis andares. A intenção, claro, é impactar as mais de 300 mil pessoas que circulam pela Times Square diariamente. O resultado é mesmo impressionante, com a movimentação dos cubos para dentro e para fora do painel, literalmente, causando o efeito 3D nunca visto. Criação dos times internos do anunciante das áreas de P&D, TI e Marketing, e viabilização com vários parceiros, entre eles, Space 150, Radius Displays e The North Highland Company.
OLHARES
O Twitter, quem diria, conquistou o Grand Prix de Outdoor em Cannes este ano com uma campanha bem tradicional: uma série de outdoors em que a famosa hashtag e o passarinho do Twitter apareciam ao lado de imagens que marcaram o noticiário e a cultura popular, como os olhares de Hillary Clinton e Donald Trump.Limpa, simples e engajadora, foi como a definiu o presidente do júri da área de Outdoor deste ano, Bruno Bertelli, CCO global da Publicis Worldwide. A criação foi In-House.
CORRIDA
A BBH de Singapura criou para a Nike uma pista noturna em LED, no formato do solado no novo tênis da marca. As pessoas podiam correr contra elas mesmas, mas não como já se vê em apps. Depois da primeira volta, o tempo era marcado e, na volta seguinte, a pessoa podia correr contra o próprio avatar, que corria no seu tempo anterior. Era competir consigo mesmo, para bater o próprio tempo.
VIAGEM
Um marco em inovação no uso de realidade virtual, Field Trip to Mars foi criado para incentivar crianças a se tornarem cientistas, pesquisadores e engenheiros. A Lockheed Martin, que entre outras coisas faz foguetes, resolveu levar um grupo de crianças para dar um voltinha muito realista em Marte dentro do próprio ônibus escolar tradicional. A criação é da MCann/NY com a Framestone, também de Nova York.
LISTA
A Google Play Music se valeu da tecnologia digital e suas possibilidades de uso em escala no OOH para criar uma campanha que levava sugestões de playlists para as pessoas de acordo com local, horário, condições do tempo, de trânsito e até acontecimentos do dia a dia, por exemplo, nas cidades de Chicago, Miami, Philadelphia e Atlanta. A criação é da BBH, dos EUA.
CONTAGEM
Para lançar a terceira temporada de Narcos no Netflix, a Ubi Bene, de Paris, criou a peça The White Countdown, transformando as tradicionais colunas de publicidade da Avenida Champs Elysées, da capital parisiense, em gigantescos relógios de areia contendo cocaína, criando uma contagem regressiva nos dois dias que faltavam para a reestreia.
RECOMENDADO
Um outdoor para a marca boliviana de café Copacabana recomendava tomar café para dirigir, com a simples frase Se dirigir, beba. A criação é da boliviana Kevlar.
PODEROSA
Este ano, pela primeira vez, o júri de Outdoor em Cannes concedeu dois GPs, dividindo a área em outdoor tradicional e não-tradicional. Fearless Girl, criada pela McCann Nova York, que instalou a estátua da menina de bronze em frente ao famoso touro de Wall Street, ganhou o Grand Prix da chamada área não-tradicional. Bruno Prosperi, jurado da categoria no Cannes Lions 2017, disse na ocasião que seria impossível comparar a instalação Fearless Girl, que tem uma ideia muito poderosa, com um outdoor estático. A peça levou 18 Leões este ano e quatro GPs ao todo.