Outubro Rosa movimenta marcas para prevenção do câncer de mama

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Iniciado nos Estados nos anos 1990, o movimento Outubro Rosa ganhou força global. E marcas, produtos e serviços se alinharam à campanha de prevenção ao câncer de mama feminino, o segundo de maior incidência no Brasil. A partir desta segunda-feira (1) anunciantes propõem bônus a fundações como a Laço Rosa, Femana (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer). A Pandora, por exemplo, nas compras de R$ 599 em diante, repassa R$ 10 e dá um chaveiro de brinde ao cliente. A Fobras, fabricante do Fósforos Paraná, tem embalagem alusiva ao período e materializa o seu apoio a instituições como o Hospital do Amor. Todos os bilhetes da loteria Rio Prêmios serão impressos na cor rosa. “Não é de hoje que o nosso cliente Rio de Prêmios apoia o Outubro Rosa em seus bilhetes para ajudar a espalhar essa importante campanha,” coloca Gustavo Bastos, sócio-diretor de criação da Onzevinteum.

O Carrefour, por meio da marca Tex, preparou uma edição especial de sutiã que sugere às mulheres à prática do autoexame. As instruções estão nas etiquetas dos três modelos da coleção, com direito a campanha da Publicis Brasil com o conceito O sutiã que toda mulher merece. O IBBC promoveu no último domingo (30) a 57ª Corrida Contra o Câncer de Mama, organização da Life Marketing Esportivo, que reverte recursos para o projeto O câncer de mama no alvo da moda.

O Banco Santander vai convidar através das suas redes sociais por meio da campanha #InvistaNoRosa, criada pela Tribal Worldwide, os visitantes do espaço Farol Santander, em São Paulo, a doar lenços a partir desta terça-feira (2), que serão enviados para instituições de apoio a mulheres com câncer. “É imprescindível que as marcas tenham cada vez mais postura de agente (que age de fato) na hora de se aproximar e promover uma causa, não há mais espaço para oportunismo e muito menos para marcas aventureiras de ações pontuais. O momento agora pede um olhar para a marca de dentro para fora, com uma plena consciência do seu propósito para que a escolha de uma causa vá muito além do ganho imediato de ‘imagem de marca consciente’”, explica Maju Kieling, diretora de planejamento da Tribal.

A F/Nazca Saatchi & Saatchi lança nos próximos dias a campanha anual da Fundação Laço Rosa. “É crucial que o comprometimento com a causa seja perene porque a nossa luta contra o câncer de mama é diária e nós só conseguiremos mudar as estatísticas com persistência e consistência”, diz Marcelle Medeiros, criadora da fundação em 2011. A Talent Marcel atende o hospital AC Camargo, especializado no tratamento de câncer. “O AC Camargo vai além investindo em ensino, pesquisa e apoiando programas de informação, prevenção e diagnóstico precoce como é o caso do Outubro Rosa”, observa Gabriela Soares, diretora-geral de planejamento da agência. 

A linha promocional da Tramontina está à disposição das marcas para customizar mensagens. A rede de lojas Grand Cru está com a campanha Outubro rosé, que vai destinar 5% das vendas nas lojas físicas e no e-commerce para a Fundação Laço Rosa.