Outubro vira o mês do Ben10 no Cartoon Network
Se você ainda não conhece o Ben10, há grandes chances de encontrar esse personagem durante o mês de outubro, que virou o mês do Ben10 O desenho, que é um fenômeno, domina o Cartoon Network este mês em ações 360º.
O canal tem iniciativas em programação (novos episódios e um especial), licenciamento (novos produtos de Hering e outras marcas), digital (campanha com ilustradores) e marketing (desafio Ben10, com 10 influenciadores para fazer um storytelling).
Para assistir, usar, brincar, comer
Ben10 é considerado o maior programa de licenciamento da história do Cartoon Network não só no Brasil, mas também globalmente. Desde 2006, a propriedade é um fenômeno de vendas gerando 4,5 bilhões de dólares no varejo global.
Atualmente, os parceiros licenciados para Ben10 são Riachuelo, Hering Kids e Fakini (em confecção), Dermiwil, Tilibra (volta às aulas), Sunny, Candide, Novabrink, Brasilflex, Lider (brinquedos),Riclan, TopCau (alimentos), Bitufo (personal care) e Ciranda Cultural (publicações). Entre os lançamentos do ano, há uma nova linha de Brinquedos Playmates e uma coleção Hering Kids, com pijamas produzidos a partir de tecidos que brilham no escuro.
Cidinha Figueira, diretora de licenciamento do Cartoon Network, reforça que Ben10 é a propriedades de maior sucesso do canal em licenciamento. “A nova série já chegou com muita força engajando milhões de novos fãs através de uma consistente estratégia de conteúdo multiplataforma. Fenômeno mundial, a marca conta com um forte programa de licenciamento no Brasil com parceiros líderes em mais de 12 categorias de produto e grande presença no varejo, oferecendo para os consumidores produtos inovadores e elevando a cada ano a experiência da propriedade com a sua crescente base de fãs”, afirma.
Redes sociais e shoppings
Na ação “Desafio de Heróis Ben10”, o CN convidou 10 influenciadores para realizar um desafio relacionado a um alien do Ben10. Entre os convidados estão Tazer Craft, Bibi Tattoo, Gato Galático, Juliano Enrico, Wendel Bezerra. Além de presença massiva no YouTube, toda a ação será suportada nas mídias sociais e dentro de todo o ecossistema do Cartoon Network, desde os canais digitais proprietários até o canal linear.
Há também um plano abrangente de mídia em shoppings de São Paulo e Rio de Janeiro reforçando o mês do Ben10 e os novos conteúdos. E o canal segue com a campanha de cinema em 77 das principais salas do país das redes Cinemark e Cinépolis.
Em todas as telas
O canal programou novos episódios da segunda temporada serão exibidos durante todo o mês de outubro. O conteúdo também estará disponível no CNGO (plataforma on-demand do CN) e posteriormente todos os novos vão para o CNJá. De 22 a 26 de outubro, será exibido um especial inédito de Ben10. A minisérie ‘Interinvasão’ é o season finale da 2ª temporada. No YouTube a estratégia inclui clips de todas as estreias de Ben10 e 16 vídeos de Toy Play.
Adriana Alcântara, diretora sênior de conteúdo do Cartoon Network, explica que Ben10 é uma propriedade que marcou gerações, e a nova série em 2017 veio para conquistar novos fãs. “Ben10 tem uma estratégia de programação multiplataforma, presente na TV fechada, aberta e com forte relevância no digital, proporcionando amplo acesso das crianças a uma série icônica, que traz muito humor e aventura, sendo uma das propriedades originais mais importantes do Cartoon Network. E outubro é o mês que dedicamos um espaço especial na programação para esta série, com novos episódios, maratonas especiais e um conteúdo exclusivo nas mídias digitais”, conta.
Jogo e desafios
Para o digital, o CN lançou um jogo novo web Ben 10 Hero Time. Há ainda o projeto “Como seria um alien brasileiro?”. O canal convidou ilustradores para imaginarem como seria se Omnitrix tivesse caído no Brasil e criarem suas versões de aliens brasileiros.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Cartoon Network Brasil (@cartoonnetworkbrasil) em 13 de Ago, 2018 às 2:58 PDT
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Cartoon Network Brasil (@cartoonnetworkbrasil) em 27 de Ago, 2018 às 4:31 PDT
Força e engajamento
Todo esse investimento não é por acaso. Uma das propriedades de maior sucesso do canal estreou sua nova série em 2017 e está se consolidando junto a uma nova geração de crianças. Em abril de 2017, mês de estreia, a temporada chegou ao topo da audiência como o programa mais assistido entre crianças de 4 a 11 anos na TV paga, segundo dados da Kantar Ibope Media Em agosto deste ano, ele foi o programa mais visto entre os meninos com 4 a 7 anos.
No Youtube, o canal oficial do Ben10 no Brasil chega a mais de 47 milhões de visualizações, com média de 7,4 visualizações por usuário. Em quatro meses, o canal ultrapassou os 6 milhões de visitantes únicos. Na América Latina, o alcance da propriedade chega a 94 milhões de fãs conectados e engajados em plataformas como TV, aplicativos, sites e YouTube. Além disso, em fevereiro deste ano Ben10 passou a ser exibido também na TV aberta e está apresentando uma “excelente performance” no bloco Bom Dia & Cia.
Segundo o CN, os resultados refletem uma estratégia multiplataforma e uma extensa produção de conteúdos para TV e meios digitais que já estão programada para os próximos anos. Já foram produzidas quatro temporadas (mais de 200 episódios) e quatro filmes para TV.