Package Brands consolida negócio
Marilu Schneider, ceo da Packaging Brands, costuma dizer que o supermercado é como uma autoestrada, onde se trafega em alta velocidade e com muitas interferências de luzes e informações. Quem se destaca a ponto de fazer alguém parar nesta highway, é um vencedor. Para comprar a marca que “fala” com você. A embalagem tem papel importante neste processo de escolha mas, antes dela, vem a marca. Por isso, depois de alguns anos atuando apenas como Packaging, Marilu adicionou ao nome de sua empresa o Brands. E mudou o rumo de sua própria história.
“Você só quebra a unha tentando abrir uma embalagem se uma marca motivou sua compra”, diz Marilu, que passou a maior parte de sua carreira trabalhando exclusivamente com design de embalagens e hoje, ao completar 16 anos de mercado com sua Packaging Brands, consolida três outras áreas: Comunicação, Mídia Digital e Ambientações/Design Estrutural. Estas e a área de Embalagens – que já foi 100% do negócio, hoje representa 30% – estão sob o guarda-chuva de branding da empresa. Uma “explosão” aconteceu na área de comunicação de varejo, no design de ambientes, na exposição das marcas nos pontos-de-venda. Daí o crescimento das outras áreas e a necessidade de trabalhar em várias frentes, de maneira integrada. “Nossa vida ficou corrida e tudo tornou-se excessivamente virtual. Quando decidimos sair para tomar um chope, queremos ter uma experiência completa, num ambiente agradável, onde tudo faça sentido. E queremos nossas tribos também, queremos marcas e ambientes com os quais nos identifiquemos. As marcas são os grandes símbolos das tribos”, diz Marilu, que tem como sócio Jefferson Barros, diretor geral.
A Packaging Brands acaba de se mudar para uma nova sede, maior, ocupando um andar inteiro em um edifício em Botafogo (RJ) e comemora o crescimento médio de 20% ao ano. Não por acaso, acaba de conquistar o prêmio de Empresa de Design do Ano no Prêmio Colunistas Design Rio de Janeiro. Entre os trabalhos que mereceram destaque na própria premiação estão o trabalho de branding – da logomarca ao design de ambientes – para a rede de 250 restaurantes Spoleto e a renovação das embalagens da linha de chás de Matte Leão.
Uma das características da empresa é a longevidade dos relacionamentos com clientes. Vários deles estão há quase uma década, como SC Johnson, Embratel, Bradesco Saúde, supermercados Zona Sul e Ancar Ivanhoe. Com a ampliação dos serviços da Packaging Brands, foram abertas novas possibilidades de prestação de serviços para os clientes. Vários foram crescendo e ampliando suas demandas. Como a SC Johnson, por exemplo, cliente há 16 anos, para a qual um projeto único está em andamento há três anos: a empresa é responsável pelo alinhamento global das embalagens da marca Glade, fazendo o atendimento simultâneo a 34 países. Isso se tornou possível através de um sistema próprio de colaboração online multi-idiomas, que centraliza toda a logística de aprovação de projetos de design relacionados à marca. Uma espécie de rede social para a marca Glade, chamada plataforma Interaction, desenvolvida internamente e alimentada continuamente – onde todos têm acesso a tudo.
Para o Zona Sul, a empresa desenvolveu a identidade de todas as marcas próprias, como San Frediano, Frutt’Oro, Panetto e Zuppa. Com as embalagens, vem o tratamento que lhes é dado dentro das lojas, e virão a partir deste mês possibilidades de design de ambientes na pizzaria da empresa. Para Embratel e suas marcas Via e Livre, a empresa desenvolveu os quiosques que passam a ser usados a partir do fim deste mês de setembro pela empresa, em larga escala, em todo o Brasil. Além disso, a Packaging vem cuidando da comunicação visual da loja-sede da Embratel, no centro do Rio de Janeiro, e todos os materiais de comunicação nos pontos-de-venda. Para a empresa de gestão de shopping centers Ancar Ivanhoe, a Packaging Brands ajudou na fusão das marcas Ancar com a canadense Inganhoe Cambridge, em 2007. A partir daí, criou uma nova cultura visual própria dentro da “nova” empresa, que começou na nova marca, ampliou-se para estandes e presença do grupo em eventos, espalhou-se dentro da empresa, na folheteria, no site. A Packaging acaba de desenvolver a nova logomarca de um dos shoppings do grupo, o Madureira Shopping, que será divulgada em breve. O céu é o limite.
por Claudia Penteado