Pacotes de Carnaval unem diversas plataformas, mas a estrela é a TV
Começa no próximo fim de semana a maior festa popular brasileira, o Carnaval, que movimenta a economia do país inteiro e, todos os anos, fica mais grandiosa – driblando crises, superando dificuldades ou previsões.
São muitos carnavais em um só – os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Sapucaí, no Rio de Janeiro, e em São Paulo, principal território da Rede Globo; o Carnaval de Salvador, no qual o SBT nada de braçada há oito anos, os muitos carnavais de rua pelo Brasil, nos quais todas as emissoras se alternam na cobertura, a Rede TV! com os bastidores no Rio e em São Paulo, a Band mostrando flashes do Brasil inteiro em seu projeto Band Folia, que completa, em 2018, 25 anos.
Como sempre os pacotes incluem diversas plataformas – mas a prata da casa é a TV, onde mora o know-how construído ao longo dos anos, para onde vão as principais imagens, e onde mora a transmissão ao vivo.
No caso da Globo, serão mais de 50 horas de transmissão ao vivo, o que inclui desfiles e apurações do Rio e de São Paulo, melhores momentos da festa em Recife – como o Galo da Madrugada e o Homem da Meia-Noite, e o Carnaval de rua de Salvador.
As cotas do Carnaval Globeleza, com Erika Moura, foram negociadas com Claro, Pantene, Advil, Cerveja Proibida e Crefisa
Além das transmissões, a programação incluiu matérias especiais, como o Como será, previsto para a manhã de sábado (10), ou ainda o quadro Hoje é dia de…, apresentado pelo repórter Alexandre Henderson.
O programa É de Casa vem exibindo diariamente matérias e dicas especiais sobre o Carnaval, ensinando, por exemplo, a preparar fantasias, adereços e maquiagens.
As cotas do Carnaval Globeleza foram negociadas com Claro, Pantene, Advil, Cerveja Proibida e Crefisa.
Vale ainda destacar a cobertura da Globonews, que entrega a maior cobertura de Carnaval de rua e estará presente na CasaBloco, mostrando, em parceria com a Tess, as diversas manifestações de rua – principalmente do Rio, mas com entradas ao vivo das principais cidades brasileiras.
O aplicativo Na rua vai permitir envio de vídeos, textos e áudios, bem como o Globo News Play permitirá que assinantes assistam à programação.
No Globo Play, assinantes e não assinantes poderão assistir a uma programação especial de Carnaval gratuitamente e, quem perder o que vai ao ar ao vivo, pode conferir vídeos depois. A Globo criou ainda cinco playlists especiais no Spotify, com ritmos do Carnaval de todo o Brasil, do frevo ao axé, das marchinhas ao maracatu.
O SBT transmite nacionalmente o Carnaval de rua de Salvador entre 9 e 13 de fevereiro, e fechou suas cotas master com Colgate, Buscofem, Carrefour, Universidade Anhanguera e Havaianas, e duas cotas locais com Ministério dos Transportes e Refrigerantes Dolly. As transmissões incluem melhores momentos no site oficial do SBT Folia, além de conteúdos nas redes sociais oficiais – como Twitter e Facebook.
Equipe do SBT Folia, que terá transmissão nacional do Carnaval de rua de Salvador
No caso da Rede TV!, a emissora transmite pelo 17º ano consecutivo uma cobertura especial de antes, durante e depois dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio, apresentados ao vivo por Nelson Rubens e Flávia Noronha. Os Bastidores de Carnaval contam com o patrocínio da marca de cerveja A Outra, que pelo terceiro ano consecutivo adquiriu a cota master.
No caso da Band, ao completar 25 anos, o projeto Band Folia está ampliando a cobertura nacional, com maior envolvimento das afiliadas e, segundo o diretor artístico da emissora, Guillermo Pendino, mostrando mais da diversidade cultural do Carnaval.
O Band Folia este ano conta com patrocínios de Carrefour, Skol, UOL, Tenys Pé Baruel
e TIM, e o projeto regional Sampa Folia conta com as marcas Carrefour, Trident e Univeritas.
A emissora exibirá a festa em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais a partir da próxima sexta-feira (9), e conta na abertura das transmissões com a presença da cantora Daniela Mercury.
Um dos estúdios transmite o circuito que liga as praias da Barra e Ondina, em Salvador, outro terá foco nas transmissões diurnas, no circuito Campo Grande, e o estúdio de São Paulo contará com a apresentadora Joana Treptow.
Outros destaques serão shows do camarote Band Othon, do Sampa Folia (apenas em SP), e a participação de Amaury Jr. no tradicional baile do hotel Copacabana, além do troféu Band Folia, que elegerá a melhor música do Carnaval de Salvador.
O site e o aplicativo da Band transmitirão a programação ao vivo, bem como os perfis no Twitter e no Instagram terão conteúdos especiais. Em tempo: a TV Brasil transmite os desfiles diretamente do Rio de Janeiro no sábado das campeãs, pós-Carnaval.
Liesa aposta na internet
Este ano, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), que organiza e faz a gestão do desfile na Sapucaí, deu início ao modelo de vendas de arquibancadas pela internet em conjunto com os cartões Elo. Este ano, foram fechadas cotas master com Banco Bradesco, Supermercados Guanabara, Itaipava e Cartões Elo, além de apoios colaborativos com Nestlé Sorvetes (Froneri), Red Bull, Diageo e SalonLine.
Hélio Motta, diretor-comercial da entidade que representa 13 agremiações, afirma que prevenção e segurança foram o foco central para 2018. No ano passado houve diversos incidentes durante os desfiles que trouxeram preocupação para a Liesa.
“Realizamos junto às escolas de samba diversas vistorias preventivas e temos trabalhado com empresas de segurança no trabalho para a realização de visitas técnicas preventivas e mitigação de problemas”, comenta Motta.
Leia mais
Prefeitura do Rio proíbe ação da Amstel em mídia OOH no Carnaval