Pacto Contra a Fome mostra relação entre a comida que vai para o lixo e a fome
Campanha inclui filme, desenvolvido pela Africa Creative, publicação de um manifesto, entre outras ações
O Pacto Contra a Fome lançou uma ampla campanha nacional a favor da redução do desperdício de alimentos. A ação abre o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, no dia 29 de setembro, e busca conscientizar a sociedade sobre as consequências do desperdício de alimentos para a segurança alimentar e o meio ambiente. A campanha conta com a publicação de um manifesto, filme publicitário, divulgação do guia "Lugar de comida é no prato", entre outras ativações sobre o tema.
O filme, desenvolvido em parceria com a Africa Creative e produzido pela Magma, conta com uma música escrita por Jair Oliveira, da S de Samba, especialmente criada para acompanhar a campanha. "Se a boca que mais come é a boca do lixo e ainda existem milhões de brasileiros com fome, é urgente mobilizar a sociedade em torno de uma mudança de comportamento na relação com os alimentos e o descarte indevido de comida. Como diz a nossa música: comida boa é na boca, na boca que come e não na boca do lixo", diz Raphael Vandystadt, VP de relações internacionais, ESG e sustentabilidade da agência Africa Creative.
O Pacto Contra a Fome também publicará um manifesto intitulado "Um ano a menos", que pontua a grandiosidade dos números da insegurança alimentar e do desperdício de alimentos no Brasil e a necessidade da atuação coletiva para combater esses males até 2030, data limite estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A campanha prevê ainda uma série de ativações offline e online, ações nas ruas, em shoppings centers e centros comerciais, mídias out of home, entre outras ações previstas.
As ações têm o apoio de entidades de diversos setores, como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o WWF Brasil, a ONG Banco de Alimentos, o Instituto da Criança, o SESC Mesa Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a rede de shoppings Multiplan.