Pacto Global da ONU ironiza 'ESGwashing' de empresas

O filme Processo Des Seletivo foi criado pela Purpple e produzido pela Fantástica Filmes

Todo ano, as empresas engajadas no Pacto Global da ONU devem preencher a CoP - Comunicação de Progresso. Nesse documento, as empresas compartilham os resultados em relação à evolução nos temas relacionados aos Dez Princípios e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Para 2023, o Pacto Global trouxe uma série de evoluções no processo, com o objetivo de reforçar o comprometimento de cada empresa engajada com a iniciativa e, para anunciar essas mudanças, lançaram uma campanha que ironiza o "ESGwashing", que significa ESG "da porta pra fora", como uma forma de criticar empresas que usam da causa para se promoverem, mas que na realidade não possuem ações efetivas dentro de suas estruturas.

“A rede brasileira do Pacto Global da ONU é a que mais cresce no mundo há três anos, o que mostra que o setor privado brasileiro está cada vez mais engajado nos temas de ESG. Mas não basta só se engajar, é preciso ter ações concretas e compartilhar essas informações com a sociedade, por isso a CoP é tão importante. É a oportunidade para as empresas darem transparência a seus indicadores ESG de maneira consistente, objetiva e gratuita. E a campanha traz justamente essa mensagem”, afirmou Otavio Toledo, CMO do Pacto Global da ONU no Brasil.

O filme Processo Des Seletivo foi criado pela Purple e produzido pela Fantástica Filmes.

"Muitas empresas usam a imagem de sustentabilidade para se comunicar com as pessoas, mas sabemos que nem todas praticam o que pregam. Decidimos usar esse contexto a favor da causa. Em um momento em que muito se discute sobre o ESG, ver o Pacto Global da ONU trazendo uma certa dose de ironia e acidez destaca a mensagem em meio a tanto greenwashing”, completou Marcelo Bernardes, CEO da Purple.