PagSeguro critica Cielo usando sua marca em campanha
Desde o dia 11 de maio, as concorrentes PagSeguro e Cielo aparecem “juntas” num mesmo vídeo. Mas passa longe de ser uma parceria. Na campanha #MaquininhaSemPegadinha, o PagSeguro critica diretamente a Cielo, comparando as taxas e condições da empresa.
PROPMARK apurou que o PagSeguro deveria ter removido o vídeo na última sexta-feira (18) e publicar um novo, em que nome e marca da concorrente não aparecem. Mas nesta segunda-feira (21), o vídeo com citação direta à Cielo segue no ar.
Atualizado às 14h de quarta-feira (23): O vídeo no Facebook estava no ar até a última terça (22), mas aparece como não disponível.
A campanha #MaquininhaSemPegadinha também tem versões no canal MarketingUOL, no YouTube. São quatro vídeos, o mais recente do dia 16 de maio.
Procurada, a Cielo afirma que o comparativo usado pela PagSeguro está incorreto, porque os parâmetros utilizados na base de comparação não são equivalentes (leia a íntegra abaixo).
Além disso, a empresa destaca que atua com planos que oferecem, por exemplo, máquina, franquia de faturamento do cliente e benefícios como garantia permanente, com manutenção presencial 24 horas, enquanto a Pagseguro atua apenas com a venda de máquinas.
Em vídeo, PagSeguro chama a comunicação da Cielo de pegadinha
“A Cielo esclarece que o comparativo publicado pelo Pagseguro está incorreto, uma vez que os modelos de negócio são incomparáveis. A Cielo atua com o modelo de planos – que incluem máquina, franquia de faturamento do cliente, prazo de recebimento e o pacote de benefícios como: garantia permanente, com manutenção presencial 24 horas, independente do problema e atualização constante das soluções. Enquanto a Pagseguro atua apenas com a venda de máquinas. Em casos de defeito, o cliente precisa enviar o terminal pelo correio e o reparo ou troca está sujeito a alguns problemas específicos. Para ter acesso às soluções mais atuais, o cliente do Pagseguro precisa desembolsar um novo valor para compra do equipamento.
De qualquer forma, os parâmetros utilizados na base de comparação não são equivalentes:
Modelos de máquina – no vídeo há relação entre os valores da Minizinha – solução do Pagseguro que recebe pagamentos por meio de celular – com a Cielo ZIP (R$69,90 por mês) – solução da Cielo que conta com chip integrado e conexão wi-fi e não precisa de celular para realizar a venda. Nesse caso, o correto seria correlacionar a Minizinha com a Cielo Mobile (R$45,90) – ambas dependem de celular.
Compra de máquina – o comparativo não considera o valor da compra da máquina do Pagseguro no primeiro ano.
Taxas – o Pagseguro compara as suas taxas de recebimento em 30 dias com as da Cielo em dois dias. Além disso, no comparativo ele considera o percentual de 50% no débito e 50% no crédito, desconsiderando o modelo parcelado. O correto seria distribuir o percentual de vendas no débito, crédito e parcelado, seguindo o comportamento médio dos clientes.”
A PagSeguro não retornou até o fechamento desta.
Leia mais
Mercado Pago destaca maquininha com pessoas e histórias reais
Cielo mostra soluções além da maquininha de pagamento