Panamericana lança livro sobre 50 anos da Escola
A história existe para chegar a um livro. A frase é do poeta francês Stéphane Mallarmé e abre o livro “A Ideia Panamericana”, que acaba de ser lançado pela Escola Panamericana. A obra conta as cinco décadas de artes visuais e marca os 50 anos de história da Escola. São dois volumes, acondicionados em uma caixa, onde o artista plástico e presidente da Panamericana, Enrique Lipszyc, relata a história da escola, contextualizando-a com os principais acontecimentos históricos, artísticos e culturais dos últimos 50 anos no Brasil. A direção de arte é de Oswaldo Miran e Guilherme Zamoner.
O primeiro volume, intitulado “O Legado”, aborda a criação da Panamericana e de como ela foi colocada em prática. O livro faz referência aos professores, mestres e artistas que ajudaram a tornar a Panamericana uma referência no ensino de arte e design no país e apresenta a evolução estrutural da escola. “São nomes que se confundem com a própria história da Escola, como Nico Rosso, Aldemir Martins, Getulio Delphin, Claudia Boccara, Massimo Picchi, Rogério Vilela, dentre outros”, conta Lipszyc.
Já o segundo volume, “A Reinvenção”, apresenta a Panamericana sob a perspectiva acadêmica, da atuação dos estudantes, professores e artistas. Concursos, prêmios, trabalhos, exposições e festivais de criação – como Art Directors Club Awards, The One Show e Clio Awards – ganham destaque. O volume 2 também mostra como a Panamericana Escola de Arte e Design contribuiu para a formação de artistas como Vik Muniz, Eduardo Schaal, Rogério Vilela, Oswaldo Grillo, dentre outros ex-alunos da Escola.
Detalhado, o livro é um verdadeiro documento histórico, que menciona os movimentos de Lipszyc para criar a escola – contando, por exemplo, sobre o nascimento, em 1955, da primeira unidade da Escuela Panamericana de Artes na Rua San José 175, de Buenos Aires, na Argentina. Aponta contextos políticos, econômicos, culturais (das artes, do design, da moda, da arquitetura), científicos, tecnológicos, tudo com muita informação visual. Movimentos importantes na história das artes são relatados em detalhes. Mostra, por exemplo, o cartaz de lançamento do filme inglês “Hamlet”, dirigido e protagonizado por Laurence Olivier, em 1948, criado pelo artista argentino Osvaldo M. Venturi, publicado no livro El Dibujo e que integrou um dos vários workshops realizados nas salas do Curso de Ilustração para alunos da Panamericana de Buenos Aires.
O livro registra a fundação, em 1975, do CCSP (Clube de Criação de São Paulo), que teve como primeiro presidente José Zaragoza e cujo Anuário acabou levando à criação do Festival na Panamericana, que passou a sediar exposições e premiações dos trabalhos selecionados nas várias categorias da publicidade. Ou ainda, alguns dos trabalhos do concurso “As Seen By”, promovido pela BMW e que contou com a participação de 70 alunos da escola, no final dos anos 1990. E, mais recentemente, a palestra do designer espanhol Javier Mariscal na Panamericana e sua exposição em 45 painéis nas galerias da unidade Groenlândia.
O livro foi lançado na sede da escola, em São Paulo, neste domingo (7), durante um brunch oferecido a amigos e parceiros em comemoração às cinco décadas de história da Panamericana. Ele passa a ser vendido por R$ 770,00 na livraria e papelaria Pintar, na sede da escola. Os alunos têm 50% de desconto.