Paolo Pininfarina destaca design como diferencial
Paolo Pininfarina, presidente da Pininfarina Design
O italiano Paolo Pininfarina, presidente da Pininfarina Design, empresa responsável pelo design de alguns dos carros mais desejados do mundo, esteve no 1º Fórum de Inovação, Design & Tecnologia, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, nesta terça-feira (8), em São Paulo.
Em sua apresentação, o executivo contou como foi o início da empresa e como a marca, que é reconhecida por fãs no mundo inteiro pelo desenho de modelos como a Ferrari, por exemplo, se destacou neste segmento e também qual foi o momento que a companhia passou a investir em novas vertentes. Segundo ele, a Pininfarina tem apostado em design de produtos e de interiores, impulsionada por encomendas de decoração de iates e aviões particulares. A empresa também estabeleceu parceria com a marca de joias e relógios Christophe & Co e criou uma linha de edição limitada de pulseiras joias masculinas, em uma interpretação moderna de um antigo símbolo da realeza.
Sobre o que é feito no Brasil, ele acredita que o brasileiro é muito criativo, mas é preciso que exista um planejamento para que os projetos se concretizem.
O evento, que também discutiu como é possível tornar o Brasil mais inovador e mais competitivo no uso da tecnologia para melhoria de infraestrutura urbana, também contou com a presença do vice-presidente de pessoas e desenvolvimento da Embraer, Maurício Aveiro, Fabrício Bloisi, da Movile, e Marcelo Frontini, diretor de pesquisa e inovação do Bradesco.
Aveiro destacou a importância da inovação para uma empresa como a Embraer. “Priorizamos o tema em várias esferas da companhia, deste a patente mais alta até os estagiários, todas as ideias são ouvidas. Hoje, é possível dizer que as inovações respondem por 46% do faturamento da empresa. Em 2001, eram 22%”.
Bloisi reforçou a importância de perceber que o mundo está mudando e é preciso acompanhar o que está acontecendo, criando produtos que facilitem a vida do consumidor. Frontini complementou que é importante estar atento ao que beneficia os clientes. “È preciso ter muita conversa e aumentar sua capacidade de atrair clientes.”
Ainda estiveram presentes, o vice-governador de São Paulo, Marcio França, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, Guilherme Lima, diretor de relações institucionais da Whirlpool, entre outros.