#papoPROPMARK: “Me esforço para agregar valor aos produtos”, revela Edu Guedes
Prestes a completar 25 anos de carreira, Edu Guedes comemora atualmente o bom desempenho de seu programa diário, ‘Edu Guedes e Você’, com os anunciantes. Parte do sucesso comercial da atração, exibida nas manhãs da Rede TV!, é creditada ao bom relacionamento do apresentador com o mercado publicitário.
Atualmente, Guedes mantém parceria com 41 marcas, para as quais produz diferentes tipos de ativações, seja por meio de produtos licenciados, conteúdo nas redes sociais ou anúncios na TV.
Na entrevista abaixo, o chef relembra o início de sua trajetória na mídia, explica como começou a realizar trabalhos para empresas e produtos, detalha suas entregas às marcas e garante: “diferente do que as pessoas imaginam, tento me colocar na cabeça das pessoas que estão em casa”.
Você é formado em administração. Como foi essa transição para a gastronomia e seu início na TV?
Sempre idealizei um projeto em família. Meus avós cozinhavam em casa: uma avó italiana e um avô espanhol. Como desde pequeno cozinhava com eles, pensei em estudar algo ligado à gastronomia, que eu adorava, e poderia complementar minha especialização anterior, de administração. Fui para a Itália, estudei em Bologna. Minha primeira formação foi em gelateria e pasticceria, que envolve o processo de produção de todas as partes de sorvete e tortas geladas, bolos e confeitaria. Participei também de um concurso na Itália, em Rimini, e fiquei entre os três melhores do ano. Quando voltei ao Brasil, comecei a participar de programas para falar do concurso, entre eles um programa na TV Gazeta. De lá para cá não saí mais da televisão. Na primeira participação perguntaram se eu poderia voltar na semana seguinte e assim foi… Ali eu percebi que podia fazer propaganda do meu negócio, mesmo sem comprar um espaço na TV, que era caro.
Qual a sensação de celebrar esses 25 anos de carreira? Está preparando algo especial?
Olha, eu fiz bastante coisa no universo da gastronomia nesses anos de carreira. São 14 anos escrevendo para revistas, 28 livros publicados somando 13 milhões de exemplares vendidos. Na televisão são mais de 6.500 receitas preparadas ao vivo. Acho que o maior sucesso são os mais de 160 milhões de produtos licenciados vendidos. Pretendo promover no ano que vem uma série de ações ligadas aos 25 anos de carreira.
Em que momento você começou a ser procurado por anunciantes?
Tudo aconteceu mais ou menos ao mesmo tempo. Eu, muito novo na TV, com 20 anos, comecei a fazer propaganda de produtos e vi que poderia, inicialmente, fazer propaganda dos meus próprios produtos. Depois percebi que não eram todas as pessoas que apresentavam esse tipo de programa que sabiam cozinhar, então falei: ‘Poxa, posso juntar as coisas’, vendo ali uma grande oportunidade de fazer trabalhos para outras marcas. Primeiro foram as multinacionais, que me chamavam para cozinhar nas empresas, para fazer um formato como se fosse na televisão. Paralelo a isso, fiz algumas propagandas em pontos de venda e acho que tive muita sorte, porque tudo aconteceu logo no primeiro ano em que eu entrei na televisão.
Seu projeto atual, o ‘Edu Guedes e Você’ tem um pouco mais de um ano. Como vem sendo o trabalho de consolidação do programa junto ao público e às marcas?
Vem sendo muito positivo. Hoje vejo pelo lado do anunciante, pelo lado da televisão, pelo lado do público e o nosso lado também. O ‘Edu Guedes e Você’ é um excelente custo-benefício para o mercado anunciante, porque se você calcular a audiência que registramos, o valor da publicidade e o retorno que o cliente tem, vale muito a pena. E prefiro ver sempre como venda de produto também. Qual é o sucesso no ponto de venda e como posso influenciar as pessoas no ponto de venda, não simplesmente a propaganda pela propaganda em si. Analiso cada produto e vejo o que posso fazer a mais para que as pessoas em casa o percebam de uma forma diferente. Quais outras utilidades as pessoas podem ter em um mesmo item que, às vezes, estamos acostumados a usar sempre da mesma forma? Então me esforço ao máximo para agregar valor aos produtos.
Qual o perfil do público que te acompanha?
O público feminino, sem dúvida, ainda é predominante. É uma base de 70% feminino e 30% masculino. Porém, tenho produtos licenciados para todas as idades e todos os gostos. Muitas crianças hoje em dia me acompanham, o que me deixa muito feliz. Ao mesmo tempo, acabamos sendo companhia para senhores e senhoras que não têm companhia, dentro e fora da TV. Faço muita coisa para as pessoas que querem ter uma renda a mais, então as receitas são plurais: são para os amigos, para família, para comemorações e para vender e ganhar dinheiro.
Quais os formatos para inserção de marcas que o programa oferece?
Na RedeTV!, o Marcelo de Carvalho e o Amilcare Dallevo dão liberdade para formatarmos ações e fazermos aquilo que é melhor para o cliente, então não existe nada fixo que devamos obrigatoriamente seguir. Muito pelo contrário, temos abertura para criar propostas diferentes. Acho que a melhor utilização dos produtos é sempre em receita, que a pessoa pode fazer em casa. O que eu mais gosto é propor uma ideia diferente para utilizar aquele produto. O público também é fiel, porque quando me vê usando determinada marca, acredita que com aquela marca o resultado vai ser bom. Portanto tenho um critério rigoroso para fazer propaganda de produtos de qualidade.
Você parece ter um ótimo relacionamento com as marcas, certo? Isso deve facilitar o sucesso comercial do programa. Você participa ativamente desses acordos junto à emissora?
Sim, tenho liberdade para levar os clientes que estão comigo fora da TV para dentro dela, por exemplo. Hoje tenho 41 clientes fixos fora da televisão e isso é muito importante também, porque muitos deles passaram a anunciar na TV. Fazemos ações 360º, nas minhas redes sociais, na televisão, em ponto de venda, utilizando produtos de maneira abrangente para agregar sempre mais aos clientes. Isso é muito importante para eles também.
Como funcionam as ativações nesses outros canais?
Uso bastante as redes sociais para fazer propaganda de todas essas marcas. Atuo dessa forma também no meu site, no Facebook, no Instagram e, principalmente, no ponto de venda, que é onde percebemos que há uma aceitação muito boa.
Quem são seus parceiros comerciais fixos e quais as últimas ativações que realizou?
São muitos parceiros comerciais, ao todo hoje somam 41. Os que eu tenho participação nas marcas são Stuppendo, de sorvete; a Madalena, de cerveja; a Saladenha, de alimentação saudável; e a Modena Motors, no ramo de automóveis. Os outros parceiros comerciais são editoras e produtos licenciados com a Ultrafarma, por exemplo; há ainda a Plasútil, de plástico e a Swift, que me acompanha fora e dentro da TV, além de muitas outras – a maioria do ramo alimentício.
Você possui algum critério para se associar à determinada marca? Do que não abre mão na hora de fazer um publi ou ativação?
Não abro mão de fazer propaganda de produtos que eu uso na minha casa – e isso é o ideal. Então, por exemplo, a Swift reúne os produtos, as proteínas, as carnes que consumimos em casa. A Ultrafarma, com toda a minha linha de adoçante junto com o Sidney Oliveira, oferece produtos que eu tenho em casa, assim como a linha da Plasútil. Então procuro sempre pensar no cliente, no consumidor, nas empresas com as quais tenho essas parcerias e em como eu posso agregar à marca da melhor forma possível. Muitas vezes, muito diferente do que as pessoas imaginam, tento me colocar na cabeça das pessoas que estão em casa. E é engraçado… Hoje eu falo que minha especialidade não é administração, economia ou gastronomia, que eu estudei, mas entender o que a pessoa de casa deseja e como ela vai enxergar aquele determinado produto.