Para Conar, campanha do Dia dos Namorados do Boticário não quis chocar

Se quiser, o Boticário poderá voltar a utilizar o comercial do Dia dos Namorados que mostrava casais gays se abraçando, e diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes, que causou polêmica na mídia. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), em sua última reunião, decidiu arquivar o processo contra a propaganda por unanimidade. A decisão contou com cerca de 12 conselheiros. O processo estava sob a representação Nº 088/15. Apesar de o comercial já ter saído do ar, essa decisão do Conar é importante no sentido de que, caso o Boticário queira, poderá usar a propaganda no futuro. A decisão também é simbólica, uma vez que a propaganda causou polêmica e despertou o interesse.

O voto do relator foi muito claro no sentido de que a campanha publicitária estava expressando uma realidade. Inclusive, ele escreveu no voto: “não contem com a publicidade para omitir a realidade”. O relator considerou que a ação foi respeitosa, sóbria, não teve apelo excessivo à sensualidade. Não teve o propósito de chocar. Em uma ocasião rara, o relator do caso foi um representante da sociedade civil e não um publicitário.

Relembre o filme: