Patrocinadores da Copa América apostam na boa atuação do Brasil

Bons resultados nos amistosos que antecederam a Copa América deram mais otimismo para a torcida e marcas

A Copa América começa oficialmente nesta sexta-feira (14), com partida entre Brasil x Bolívia, sob holofotes de seus patrocinadores oficiais. Semp TCL, Gol, Brahma e Mastercard apoiam o torneio nesta edição, que marca o retorno do Brasil como sede depois de 30 anos.

As apostas no título da seleção brasileira são altas, não à toa todas as marcas do torneio também patrocinam a equipe liderada pelo técnico Tite. Segundo Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value Marketing Esportivo, o momento é propício para as marcas ativarem seu patrocínio, principalmente,  pela oportunidade de aproximação com o torcedor em seu próprio país.  “A Copa do Mundo no Brasil foi um oásis no deserto no marketing esportivo em 2014. Agora, de todos os países da América do Sul, o Brasil é o que tem os estádios mais novos, então, é uma bela oportunidade para a gente, que desde a Copa está carente de um grande evento esportivo”.

Para a competição, uma série de ativações e campanhas estão sendo preparadas mesmo antes de a bola rolar em campo. Na semana passada, por exemplo, em uma ação conjunta, Gol e Mastecard fizeram um voo especial do Rio de Janeiro para São Paulo. Na viagem, os passageiros foram surpreendidos com a presença dos ex-jogadores da seleção Mauro Galvão e César Sampaio, além da taça da competição, trazida para a abertura do torneio, que ocorre no estádio do Morumbi, na capital paulista. “Queremos aproveitar o patrocínio da Copa América como parte da estratégia de internacionalizar a imagem da Gol. A Copa América é uma competição tradicional, com audiência massiva em todos os países em que operamos”, destaca German Carmona, gerente de marketing da companhia aérea.

Taça da Copa América foi trazida do Rio para São Paulo em voo temático da Gol e Mastercard

A Mastercard também tem planejamento específico para o torneio. Como a Copa América é o evento de futebol de maior destaque na América Latina e no Caribe, a empresa aproveita a oportunidade para difundir o alcance de seu serviço de pagamentos por aproximação. A relação da Mastercard com o futebol é antiga. Essa será a 12ª edição consecutiva que a marca patrocina o campeonato. “Acreditamos que o esporte aproxima as pessoas e o futebol é prova disso. Com os patrocínios no segmento esportivo, reforçamos o nosso compromisso com o futebol, o esporte mais amado da América Latina”, destaca Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing & comunicação da Mastercard para Brasil e Cone Sul.

Ativações e mídia
Além das experiências antes e durante o torneio, as marcas preparam campanhas e inserções de mídia nos canais que transmitem os jogos. A TV Globo, por exemplo, prepara uma série de entregas comerciais em sua programação, além de conteúdos temáticos para engajar a audiência. Destaque para o quadro do humorista Marcelo Adnet, em que ele “encarna” personagens do esporte, como narradores e torcedores sul-americanos.

Para quem acompanhar as transmissões via internet, a Globo está preparando também uma segunda opção de transmissão, feita pelos humoristas Caito Mainier, Daniel Furlan, Raul Chequer, Leandro Ramos e David Benincá, do Falha de Cobertura. Para Joana Thimoteo, diretora de eventos do Esporte Globo,  o brasileiro é apaixonado por futebol e a realização da Copa América é o momento para reunir a torcida na mesma vibração, além de potencializar a paixão dos brasileiros, e consequentemente, também de seus patrocinadores.

“A Copa América representa mais uma oportunidade especial para os brasileiros acompanharem de perto nossa seleção e outras grandes equipes e jogadores que estarão no Brasil. Uma experiência importante tanto para os torcedores quanto para anunciantes. Essa grande capacidade de engajamento faz com que a Copa América tenha também uma enorme relevância comercial”, destaca a executiva. 

Patrocinam as transmissões da emissora Brahma, Chevrolet, Hypera Pharma, Vivo, Itaú e Casas Bahia. Segundo Pedro Adamy, diretor de marketing de Brahma, no ano em que é celebrado o 100º aniversário da primeira conquista da seleção brasileira na Copa América, a marca tem objetivo de tornar a experiência de quem vai curtir os jogos nas cidades-sedes, nos bares ou em casa, a melhor possível. “Repetiremos a Arena Brahma Nº1 nas cinco sedes com transmissões dos jogos do Brasil e shows gratuitos para o público”. Além disso, a marca será a responsável pelo Brahma Man of the Match, que elege o melhor jogador de cada uma das 26 partidas.