Patrocínio às Olimpíadas gera percepção "inspiradora" e "confiável"
Patrocinar os Jogos Olímpicos é benéfico e fortalece a imagem das marcas, garante uma prévia do estudo “Olympic Sponsorship Study” divulgado pela Havas Sports & Entertainment (HS&E), responsável justamente por intermediar as negociações da competição. O estudo abrangerá nove ondas de pesquisa entre março de 2011 e agosto de 2013.
Embora o caso completo só seja divulgado em 2013, a prévia mostra que a percepção de uma marca aumenta de 35% a 50% entre as principais patrocinadoras dos jogos de Londres, mesmo antes do início oficial das Olimpíadas. Além disso, a companhia passa a ter uma imagem mais sólida, com adjetivos como “inspiradora” e “confiável” (50%) e “admirável” (25%) mais presentes nas respostas das pesquisas. Além disso, 50% do público consumidor dos Jogos Olímpicos se mostrar mais propenso a comprar um produto de um patrocinador.
Apesar de ter Londres como foco, o estudo serve como espelho para o que deve acontecer em 2016, quando o Rio de Janeiro sediará a competição. “Pensando nos Jogos Olímpicos de 2016, as marcas que já investiram ou vão investir para se tornar patrocinadoras deste evento terão de usar essa oportunidade para interagir com o público-alvo de maneira significativa a ponto de alcançar essa associação positiva citada no estudo”, afirmou Noémie Claret, gerente de novos negócios e planejamento estratégico para eventos internacionais da HS&E. “Nossa visão de mais de 20 anos de mercado e o trabalho com 10 patrocinadores em Londres 2012 nos mostra que as campanhas mais eficazes são aquelas que melhoram a experiência de marca e agregam valor à relação com o consumidor”, complementou.