Segundo o levantamento da Neotrust, o e-commerce faturou R$ 6,54 bilhões com a data
O número de pedidos online cresceu 9,8% com o Dia dos Namorados em 2022, alcançando 15,4 milhões de compras digitais, indicou um estudo realizado pela Neotrust.
Segundo o levantamento, o e-commerce teve um faturamento de R$ 6,54 bilhões com a data, representando um aumento de 0,3% em relação ao ano passado.
A pesquisa monitorou as vendas digitais de 28 de maio a 11 de junho e apontou uma redução de 8,6% no tíquete médio durante o Dia dos Namorados neste ano, que passou de R$ 463,65 para R3 423,64. O preço médio por item também apresentou queda em 2022, com uma redução de 5,2%.
“Apesar do aumento no número de pedidos online de Dia dos Namorados, o consumidor escolheu presentes mais baratos para a data em 2022. Um ponto interessante para analisarmos é a redução na quantidade média de produtos comprados, o que indica maior cautela com os gastos durante o período”, explicou Paulina Dias, Head de inteligência da Neotrust.
Entre as categorias mais pedidas no comércio eletrônico com o Dia dos Namorados estão: moda e acessórios; alimentos e bebidas; beleza e perfumaria; saúde; e utilidades domésticas. Segundo a pesquisa, os segmentos que tiveram maior faturamento foram telefonia; eletrodomésticos; moda e acessórios; eletrônicos; e móveis.
Segundo a Neotrust, a categoria de moda e acessórios teve crescimento de 15,8% no faturamento e subiu uma posição entre os segmentos mais vendidos, atualmente no 3º lugar. Outra categoria de notoriedade é a de alimentos e bebidas, que tiveram uma alta de 23% nos pedidos e 15,6% em faturamento.
“A subcategoria bomboniere teve um desempenho notável neste Dia dos Namorados, com aumento de 186% no faturamento em comparação com 2021”, analisou Paulina Dias.
Em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito foi o método mais utilizado no Dia dos Namorados, com 69,4% dos pedidos, seguido pelo Pix, com 11,7% e os boletos bancários, com 4,7% dos pedidos.