Perfil do mídia inclui capacidades como gestão de dados e até financeira
Para marcar o Dia do Mídia, comemorado em 21 de junho, o PROPMARK este ano decidiu homenagear e contar a trajetória dos profissionais da área que trabalham atualmente nas principais agências de publicidade do mercado brasileiro. A indicação dos nomes foi feita pelas próprias agências, 21 no total – uma referência à data comemorativa e um critério adotado considerando o ranking da Kantar Ibope Media.
Em comum, os depoimentos trazem à paixão dos publicitários pela mídia e o senso de que o setor vive um dos momentos mais desafiadores da profissão, diante da imensa quantidade de meios, dados e das novas tecnologias que surgem a toda hora. Hoje, o perfil do profissional vai muito além do olhar técnico, estrategista, afeito a números e planilhas, mas também inclui habilidades como o de negociador e até de gestor financeiro. E, na quarentena, os desafios cresceram diante da mudança de consumo de meios.
“Além do papel de consultor de negócios que temos assumido junto aos clientes, temos skills suficientes para cuidar de iniciativas associadas a gestão financeira, rentabilidade dos clientes e novas fontes de receita para as agências”, garante Francisco Rosa, diretor-geral de mídia e negócios da Artplan SP.
Uma característica da área é que, ao contrário da criação, as mulheres têm boa representatividade na mídia das agências. Dos 21 profissionais retratados neste especial, 11 são mulheres. Para Vanessa Gianotti, head of media da Ogilvy, por exemplo, o profissional que não se reinventar estará desatualizado. “Fazer mídia, hoje, não é mais apenas sobre conhecer os meios ou planejar canais, temos relevante papel de promover inovação no processo de comunicação”.
A busca pela atualização faz parte do dia a dia de todos, afinal a mídia foi o setor mais afetado pela digitalização de processos nas agências. Um relato comum é que hoje o profissinal tem de ser um gestor de dados e sua função vai muito além da compra de mídia. Este especial traz histórias interessantes. Alguns contam que a área despertou paixão à primeira vista, outros dizem que caíram de paraquedas ou que, na verdade, queriam ser criativos. Além dos depoimentos, o especial também traz uma matéria sobre os resultados do Mídia Dados 2020, organizado por Luciana Schwartz, VP de mídia da VML e dirigente do Grupo de Mídia de São Paulo.
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