Perfil dos designers freelancers: criatividade e liberdade!
Quando falamos em e-commerce, logo vem à cabeça das pessoas sites de vendas de produtos. Mas as possibilidades apresentadas pelo comércio na internet vão muito além disso.
Empresas prestadoras de serviços também podem se beneficiar da tecnologia da informação para oferecer recursos criativos para empresas e consumidores, principalmente ao se valerem de todo potencial da internet para integrar pessoas e seus talentos de forma colaborativa.
Um exemplo disso são os sites de crowdsourcing, em que o segredo é gerar uma grande massa de ideias e soluções, integrando profissionais dispostos a trabalhar de uma forma muito mais livre e independente com empresas que buscam agilidade, inovação e custos mais acessíveis por meio de corte de gastos usando sites colaborativos.
Nesse contexto, um modelo de negócio inovador que vem mostrando grande sucesso são as plataformas de concorrência criativa, A área de design conta com diversos profissionais que se dedicam a trabalhos freelancer, tanto para quem está empregado e usa as horas de folga e finais de semana, como outros que se dedicam exclusivamente ao home-office.
E este perfil empreendedor desses profissionais se encaixa como uma luva no esquema de concorrência criativa, onde empresários fazem pedidos de trabalho de design nos sites especializados e recebem dezenas ou até centenas de propostas para escolher a melhor (a vencedora da concorrência) que recebe um valor previamente estipulado. Como o trabalho de criação demanda liberdade para pensar livremente, autonomia e vontade de fazer o melhor, este modelo empreendedor tem tudo para dar certo, e está dando mesmo!
Um estudo desenvolvido pelo We Do Logos mostrou em detalhes o perfil dos designers que usam sua plataforma e têm conseguido mudar suas vidas, ganhando mais dinheiro, qualidade de vida e, em muitos casos, realizando o sonho de ter seu próprio negócio de sucesso.
Confira a seguir o perfil desses profissionais e entenda porque eles têm tudo para oferecer trabalhos e soluções de alta qualidade.
Perfil dos designers: capacitação e diversidade cultural.
Quanto mais ideias, melhor! E se estas ideias forem criativas e embasadas em muito estudo, experiência e talento, aí fica excelente! A pesquisa mostrou dados muito interessantes. Um bom exemplo é a questão da diversidade, tão importante para ter diferentes visões de uma solução.
Mesmo com 37% dos designers terem em torno de 30 a 35 anos de idade, outros 33% estão na faixa dos 25 ou um pouco mais, além de 16% de quarentões, garantindo diferentes níveis de experiência e visão de mundo.
E mais. A Região Sudeste representa 56% deles, mas precisamos lembrar que esta é a região mais populosa do país e, proporcionalmente, os demais estados estão muito bem representados, garantindo a visão regional que algumas empresas necessitam em seus projetos. Veja os dados das demais regiões: Sul 17%, Nordeste 16%, Centro Oeste 8% e Norte 3%.
Quanto à capacitação desses profissionais, quase 40% deles falam inglês e 13% dominam espanhol. Além disso, mais da metade tem curso superior ou estão cursando, e 14% já contam com pós-graduação ou estão concluindo uma.
O quesito empreendedorismo é outro que se destaca: 37% dos designers buscam mais liberdade para escolher os trabalhos que mais os motivam, 36% querem ter liberdade de horário e poder trabalhar onde quiserem e 15% desejam ser os próprios chefes.
57% trabalham em casa e 15% tem até escritório próprio!
Realmente, o e-commerce vai muito além de comprar produtos na internet, ele pode garantir a realização de sonhos e mudar a vida de quem souber usá-lo adequadamente!
Pedro Renan é CMO do We Do Logos, empresa de economia colaborativa e concorrência criativa