Perfis com até 20k seguidores são os maiores produtores de conteúdo

Os perfis nas redes sociais com base de até 20 mil seguidores são os que mais geram conteúdo na internet, sendo responsáveis por 66% do total. Esse dado foi colhido pela Airstrip Group, empresa de mineração de dados provenientes das redes sociais, que realizou um estudo a partir da base de mais de um 1,1 milhão de perfis monitorados. O objetivo foi explicar como posts contribuem para o marketing de influência.

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Na pesquisa, 24% do conteúdo produzido estão nas mãos de quem tem entre 20k e 100k. Isso significa que 86% do conteúdo analisado foi gerado por perfis com base de audiência menor que 100k. Os influenciadores com mais de um milhão de seguidores geram apenas 2% dos posts.

A empresa se baseou na análise de 560 milhões de posts dos últimos 90 dias levando em consideração três pilares: mudanças no comportamento das redes sociais, estratégia com micro influenciadores e o impacto de posts patrocinados.

Levando em consideração o volume de posts, o estudo mostra que o público teve uma queda de interesse em postagens pagas. Perfis com mais de um milhão de seguidores no Instagram, por exemplo, tiveram queda de 47,3% de engajamento em publicações identificadas como patrocinadas por marcas com as hashtags #ad, #publi e #publipost. Entre os que tem entre 20k e 100k, os posts tiveram 24,7% a menos de comentários e curtidas. Essa queda acontece entre 35,8% e 21,6% para os mesmos grupos no Facebook.

Luis Otávio Cambraia, sócio da Airstrip Group, acredita que entender exatamente quem são os micros e macroinfluenciadores e como eles são relevantes na estratégia de comunicação das empresas é o diferencial para o sucesso das marcas. “O primeiro passo é fazer uma seleção de perfis de acordo com a relevância do influenciador dentro das categorias desejadas. Ele deve ter ao menos 30% de relação com o tema desejado. Em seguida, filtramos aqueles de acordo com a qualidade de engajamento a partir da pontuação na nossa ferramenta e, para finalizar, fazemos a distribuição de perfis entre os diferentes tamanhos de base”, explica.

No último ano, o YouTube foi a rede social que mais gerou alcance para seus usuários, totalizando 108,2% de crescimento nas bases. O Instagram fica em segundo lugar, com aumento de 63,3%, enquanto o Facebook soma 44,8%. Por último, o Twitter apresentou crescimento de 30,5%. Entre os assuntos mais comentados estão futebol e política no Facebook e moda e fitness no Instagram.

Olhando separadamente o Instagram, a Astrip analisou a mudança de algoritmo e a entrada do Stories na rede social. O impacto foi positivo, desde os perfis de 20k até mais de 1M de seguidores, na entrega de conteúdos para seus seguidores. Isso porque a timeline foi ordenada de acordo com relevância e não ordem cronológica. Os perfis que mais tiveram aumento de engajamento foram os de base de audiência entre 100k e 300k, com crescimento de 34%. Com a chegada do Stories, houve uma variação no número de publicações na timeline, caindo o número de compartilhamento de posts feitos pelos influenciadores em geral. Nos perfis entre 1k e 20k, a maior queda foi registrada, chegando a 20%.