Apesar do período difícil e desafiador para a sociedade, com a pandemia ainda em andamento, as empresas de tecnologia contribuíram para aproximar as pessoas e tornaram o momento um pouco melhor. Nesse contexto, representantes de diferentes braços dessa indústria acreditam que 2021 é promissor. Pontos como discovery commerce, conversational commerce, digitalização de engajamento e brand safety são destacados para o período.

Cadu Aun (Divulgação)

Os aprendizados de 2020 e a perspectiva de incerteza também para este ano colocam o dinamismo como um fator inquestionável para o mercado em 2021. Diante de tanta instabilidade, as marcas precisarão mais uma vez ter flexibilidade em seus planejamentos, campanhas, orçamentos e na construção de sua estratégia de negócio e comunicação. Como ser relevante num momento em que planos, hábitos, sonhos e necessidades mudam a cada instante? É esse o grande desafio. E o Twitter, como o lugar em que as pessoas vão para acompanhar e falar sobre o que está acontecendo, pode ser um grande termômetro para ajudar as marcas a manter a conexão com seus consumidores nesse contexto tão dinâmico.” Cadu Aun – diretor de soluções de negócios do Twitter Brasil

Daniel Hoe (Divulgação)

O início de 2021 chega com reflexos das mudanças ocorridas no ano anterior, com empresas acelerando os seus planos de transformação digital e a força de trabalho desenvolvendo novas habilidades para se manter atualizada. Nós da Salesforce acreditamos em um foco continuado das marcas em oferecer melhores experiências no canal digital, ampliando, por exemplo, o uso de Inteligência Artificial (IA) e dados para personalização. Um outro foco deve ser a digitalização do engajamento entre empresas e colaboradores com foco em saúde, bem-estar e integração.”
Daniel Hoe – diretor de marketing da Salesforce para América Latina

Aline Moda (Divulgação)

A comunicação deve focar em desenvolver a habilidade de se mover na velocidade das necessidades do consumidor digital, por exemplo aprimorar as capacidades de engajamento always on e no desenvolvimento de brand commerce. Como? Investir em estruturas dedicadas para combinar dados, criatividade e ferramentas de produção automatizadas é a minha aposta. E incorporar jornadas que, através do uso de dados, conduzem o processo criativo de maneira a questionar o viés e as armadilhas dos estereótipos para garantir peças criativamente poderosas e com representatividade.”
Aline Moda – head de desenvolvimento de negócios com agências do Google Brasil

Conrado Leister (Divulgação)

O ano de 2020 foi marcado pela aceleração na digitalização dos negócios e pelo aumento no consumo online. Essas mudanças, embora influenciadas pelo contexto da pandemia, vieram para ficar e os negócios precisarão ir ao encontro de seus clientes onde quer que eles estejam. Destaco duas das nossas apostas para 2021: o Discovery Commerce, experiências de compra personalizadas, que conectam o produto certo à pessoa certa; e o uso cada vez mais amplo de plataformas de mensagens, como Messenger e WhatsApp, como principal canal de contato entre marcas e consumidores (Conversational Commerce).”
Conrado Leister – diretor-geral do Facebook no Brasil

Bruno Belardo (Divulgação)

Estamos entusiasmados com 2021 já que, nesse mundo conectado em que vivemos, o áudio é um formato excepcionalmente poderoso e é mais importante do que nunca! As marcas entenderam o poder do áudio e estão transferindo seus investimentos em mídia para canais automatizados. Estamos investindo em produtos, ferramentas e parcerias para atender a essa mudança. Acreditamos no engajamento dos ouvidos de nossos usuários para chegar aos seus corações e fornecer experiências personalizadas dentro e fora da plataforma Spotify.”
Bruno Belardo – diretor de Vendas do Spotify no Brasil

Andrew Burke (Divulgação)

Em 2021, fontes de notícias confiáveis e de alta qualidade serão ainda mais importantes para os consumidores do que antes. E eles também serão mais importantes para os anunciantes. A turbulência social e política de 2020 está vendo os consumidores dando mais ênfase a ambientes de mídia confiáveis e publicidade com propósito. Nossa indústria deve responder a isso criando produtos que abordem esse problema. O caminho a seguir é um futuro de Publishers robustos e confiáveis; preferências do consumidor que são ouvidas e postas em prática; e a publicidade nativa que vê os compradores pagando apenas pelo envolvimento verdadeiro, não por impressões ignoradas.”
Andrew Burke – Outbrain managing director, APAC & growth markets (India, China, Brazil)

Adriana Grineberg (Divulgação)

O Instagram aproxima as pessoas entre si e de seus interesses e essa atribuição se torna ainda mais importante. A plataforma se tornou um dos principais canais de conexão entre marcas e consumidores, permitindo que empresas contem suas histórias por meio de uma conversa autêntica e eficaz. A disponibilização da ferramenta Shopping em Reels é mais uma maneira inovadora de promover esse diálogo. O processo de digitalização de negócios continuará ao longo de 2021 e estamos comprometidos em continuar apoiando seu desenvolvimento.”
Adriana Grineberg – diretora de operações do Instagram para a América Latina

Kim Farrell (Divulgação)

Olhamos para 2021 com os aprendizados de 2020, ano em que crescemos consideravelmente no Brasil e no mundo. Queremos surpreender e engajar ainda mais o nosso público, e vamos trabalhar para construir uma marca positiva, criativa e inspiracional. Dentro da plataforma, vamos seguir buscando proporcionar a melhor experiência para nossos usuários, marcas e parceiros, reafirmando propósitos de nossa comunidade. Nossas equipes seguem trabalhando para lançar recursos novos, divertidos e emocionantes.”
Kim Farrell – diretora de marketing do TikTok para a América Latina

Rick Nelson (Divulgação)

O marketing de influência e a economia criadora de conteúdo seguirão em expansão em 2021 e nos próximos anos. Cada vez mais as marcas trabalham com a jornada da influência como aliada de seus planos de comunicação, colhendo os resultados positivos de uma produção de conteúdo descentralizada, participativa, altamente relevante e engajadora. Em 2021, teremos ainda mais novos produtos e serviços Squid com influenciadores, brand lovers e comunidades para todos os segmentos de mercado.” – Rick Nelson – chief revenue officer da Squid

Tarek Homsi (Divulgação)

Estamos preparados para um desempenho muito forte em 2021 com tudo o que construímos em 2020. Os anúncios positivos de vacinas não resolvem totalmente as incertezas, mas aumentam os níveis de segurança de nossos clientes, a capacidade de fazer planos e comunicar produtos e serviços. O setor de mídia digital terá um crescimento significativo com a mudança contínua dos orçamentos de mídia do tradicional para o digital, e a aceleração dos investimentos pela maioria dos anunciantes. Não sou economista (e nem mesmo brasileiro!), no entanto, acredito no consenso
em torno de um crescimento do PIB em torno de 3% em 2021, com
uma preocupação principal sobre o impacto do câmbio R$/USD neste crescimento econômico.”
Tarek Homsi – CEO da Webedia Brasil

Phillip Klien (Divulgação)

Em 2021, o PicPay continuará em ritmo acelerado de crescimento. Estamos consolidando nossa atuação em quatro frentes de negócio e vamos ampliar a exposição de nossa marca, agindo sempre com o objetivo de entregar a melhor experiência ao usuário e movidos pela ambição de nos tornarmos parte do cotidiano dos brasileiros. As perspectivas para o setor são promissoras. Apesar de um ano difícil para todos, as empresas de tecnologia contribuíram para aproximar as pessoas e tornaram
o momento um pouco melhor. Será um período de reconstrução e estaremos prontos para apoiar a sociedade com as nossas soluções.”
Phillip Klien – VP de marketing do PicPay