A indústria de out of home está otimista e cheia de planos para o ano. Os investimentos vão desde o fortalecimento de seus times a expansões por diferentes regiões do país. A ampliação e o desenvolvimento de mais tecnologia também tem destaque nos planejamentos de diferentes empresas. De acordo com profissionais, o setor vive momento de ser ainda
mais relevante para a sociedade, levando mensagens e campanhas criativas de forma eficaz.

“Em 2020 vimos uma reinvenção do OOH, assumindo um papel ainda mais relevante como elo entre a sociedade civil e o capital criativo das empresas. O cenário em 2021 é bastante otimista para o setor. Continuamos com a modernização de nossos ativos, buscando soluções inovadoras para as marcas e oferecendo serviços e experiências que surpreendem o caminho de quem nos vê em um de nossos 60 mil pontos de contato. As pessoas estão ansiosas pela volta à rotina e o OOH é o meio ideal para que as marcas contem as suas histórias e se aproximem da audiência.”
Alexandre Guerreiro – chief sales officer da Eletromidia

Ana Célia Biondi (Divulgação)

“2020 foi um ano desafiador, que colocou nossa resiliência à prova. Mas o segmento se provou inovador e atento às necessidades das agências, anunciantes e da audiência. Os associados continuaram em movimento, levando muita informação para as ruas, investindo em infraestrutura e desenvolvendo novos produtos e soluções digitais orientados por dados. Um exemplo é a ampliação do Mapa OOH e sua formalização como métrica oficial para associados da ABOOH.
A soma de medidas como essa trouxe resultados positivos para o meio, comprovados pelo Cenp-Meios de setembro, que mostra o OOH em 3º lugar em participação do investimento publicitário. Dado o cenário e o que construímos, nossas perspectivas para 2021 são otimistas e acreditamos que sairemos desta fase ainda mais fortalecidos e relevantes.”
Ana Célia Biondi – diretora-geral da JCDecaux e presidente da ABOOH

Leonardo Chebly (Divulgação)

“Mesmo em um ano tão complexo como 2020, a NEOOH manteve seu plano de investimento, atualizou equipamentos, investiu em inovação e conquistou 100 novos terminais de passageiros, reforçando nossa posição de liderança do setor. Acreditamos que em 2021 todo o meio OOH deva recuperar os níveis de investimento de 2019 já no 1º semestre, crescendo ainda mais a partir do 2º. Na NEOOH, nossa previsão é crescer 50% em comparação a 2019, até então o melhor ano de nossa história. Para isto contaremos com novos ativos, novas tecnologias e com projetos inéditos que serão lançados ainda no primeiro trimestre do novo ano.”
Leonardo Chebly – CEO da NEOOH

Heitor Pontes (Divulgação)

“Acreditamos que o OOH terá um papel estratégico nos próximos anos, especialmente por trabalhar segmentação de audiência e integração com mobile, ligando o físico ao digital. Vamos pavimentar o caminho iniciado em 2020 e investir na digitalização de ativos no Rio e em São Paulo, além de fortalecer a atuação no estado de São Paulo, com a expansão para Campinas, que terá 140 novos relógios. Vamos ampliar também o uso de dados junto a agências e anunciantes, além de estender nacionalmente o uso do VIOOH (já presente em 14 países) e dar continuidade às grandes campanhas, cada vez mais data driven, aproximando a audiência dos anunciantes por meio de experiências únicas. E seguiremos fomentando discussões sobre o setor, sempre em parceria com o ecossistema da comunicação, a fim de fortalecer o meio e proporcionar às marcas a oportunidade de retomarem conversas com o público que foram interrompidas nos últimos meses.”
Heitor Pontes – diretor-comercial e de marketing da JCDecaux Brasil

Tom Montmans (Divulgação)

“Minhas expectativas são muito boas para o ano de 2021. O OOH conta com muitas possibilidades, impulsionado pelos constantes investimentos em tecnologias e recursos para cruzamento inteligente de dados. Há grande potencial para expandir o inventário digital no conjunto das principais cidades brasileiras, fazendo com que o meio tenha total condição de aumentar a participação no share publicitário nos próximos 24 meses. Estamos mirando no futuro e focados em expandir nossa atuação para outras cidades brasileiras. Muitas dessas regiões ainda não possuem inventários digitais premium e nós estamos dispostos a promover a expansão da digitalização e fomentar novos projetos. O ano também será uma época de colher os frutos dos investimentos feitos, durante 2019 e
2020, em Porto Alegre e Curitiba. Respondemos à pandemia com flexibilidade no modelo de negócios, inovação na criação de novos formatos e com iniciativas que reforçaram o significado social ao uso do meio. Isso nos fortaleceu para o momento de volta à normalidade.”
Tom Montmans – CEO da Clear Channel Brasil

Thaís Passarella (Divulgação)

A pandemia apresentou desafios para o setor, mas surgiram também oportunidades. Em 2020, em parceria com governos e prefeituras, exibimos conteúdos para conscientização da população sobre a Covid-19. E fomos além. No ano, 12 setores da economia veicularam mais de 480 campanhas na nossa plataforma.
Para 2021, um dos nossos objetivos é seguirmos na expansão para novas cidades. Em janeiro, chegaremos a Santa Catarina.
Além disso, nossa plataforma adotará a programática em todo inventário e oferecerá ainda mais métricas e facilidade para o planejamento dos nossos clientes.”
Thaís Passarella – head de marketing, marca e comunicação da TecBan

Pedro Barros (Divulgação)

O primeiro semestre de 2021 será de ajuste e organização; o segundo, de transformação. A indústria como um todo voltará diferente e nós temos
muitos planos para serem executados. Investimos na digitalização das nossas faces – hoje, temos 200 espalhadas por todas as zonas da cidade, criando novos produtos, tecnologias para gerar experiências com o usuário. O mercado digital out of home é um grande aliado das cidades inteligentes, especialmente junto à tecnologia 5G.
Isso possibilita oferecer, por meio de programação de APIs, informações de utilidade pública e saúde que atraem atenção. Temos um oceano de oportunidades. Avaliamos que agora, mais do que nunca, as marcas querem voltar para as ruas de forma relevante, gerando maior relacionamento com seus clientes.”
Pedro Barros – diretor-comercial da Otima

Cristiano Tassinari (Divulgação)

“Vamos manter os investimentos, como em 2020. O viés será o de concentramos a expansão em redes de supermercados e no novo formato de comunicação que lançamos com o megapainel de Led no Eataly. Investiremos na expansão de painéis em redes de supermercados, também retornando com investimentos em shoppings, oferecendo peças com megaformatos nas praças de SP, RJ, MG, SC, DF e PE. E focaremos na tecnologia de dados, para conhecermos mais detalhadamente a jornada do consumidor nos ambientes onde atuamos.”
Cristiano Tassinari – diretor-executivo da Retail Media

Betânia Aragão (Divulgação)

“A mídiaMalls começa 2021 com uma estrutura reformulada para atender o mercado publicitário. Uma nova área com foco em comunicação e produto promete diversificar o atendimento buscando uma interface ainda maior com os anunciantes através de projetos especiais e ações de experiência. A jornada do consumidor transformada em omnichannel deve compor os 63 shoppings do portfólio conectando o mundo online com o offline de uma maneira mais fluida. Também fortalecemos o time comercial com 11 pessoas focadas no atendimento nacional e regional na praça de SP.”
Betânia Aragão – head de mídia nacional da mídiaMalls