Pesquisa adianta novidades para mídias digitais em 2015
A Millward Brown, companhia internacional especializada em pesquisas de mercado, divulgou uma análise com perspectivas sobre o que as marcas devem começar a considerar em campanhas de mídia digital para 2015. De acordo com o levantamento, dez novas ferramentas que já existem têm grandes chances de serem mais exploradas a partir deste ano.
A primeira é a “segunda tela sincronizada”, uma tecnologia que permite à marca enviar para a tela do celular ou tablet do consumidor um anúncio mais focado, ao mesmo tempo que a pessoa está assistindo televisão e o comercial do produto está sendo transmitido. É uma publicidade complementar que aumenta as chances de o anúncio ser realmente percebido caso o espectador em questão esteja com a TV ligada, porém prestando mais atenção a outro aparelho.
Outra tecnologia que deve começar a ser utilizada é a possibilidade de direcionar propagandas para cada tela – seja PC, notebook, tablet ou smatphone – de acordo com a idade dos usuários. Assim, as marcas podem planejar a publicidade de forma mais eficaz segundo preferências. Para jovens com idade abaixo de 21 anos, por exemplo, as companhias poderão focar nos smartphones, que são os dispositivos preferidos dos adolescentes para acessar a internet e buscar opções de entretenimento.
A pesquisa aponta que o smartphone já se tornou o dispositivo eletrônico, ou tela, mais usado globalmente – 65% da população mundial possui um. Mostra também que os consumidores pesquisam sobre produtos pelo celular e decidem as compra por meio de informações que encontram ao realizar a consultar.
Entre novos aplicativos, um em especial tem grandes chances de passar a ser usado, segundo a pesquisa. É o PowaTag, que permite escanear um anúncio de revista de moda, por exemplo, e combinar peças de roupas, executando a compra pelo próprio app. Isso deve estimular o uso do QR Code.
A pesquisa ainda enumera mais soluções tecnológicas que oferecem condições de os estrategistas otimizarem os resultados de campanhas criativas, como a criação de base de dados e anúncios programados inteligentes, que chegarão ao público alvo com mais eficiência.A localização das pessoas também é um ponto que, em 2015, passará a ser mais explorado do que já é.
“Novas tecnologias estão emergindo o tempo todo e oferecendo às agências de mídias digitais maior controle sobre quando e como os consumidores se expõem para as mensagens das marcas. No entanto, conectar as estratégias com as diferentes audiências, separadas inclusive por gerações, não é tarefa nada fácil”, conclui a Millward Brown.