Pesquisa da Havas Worldwide revela baixa confiança

Divulgação

Benett: “oportunidade para contrariar esses sentimentos de pessimismo e insegurança”

Espelhamento da eleição dos Estados Unidos, medo e nacionalismo dominam agendas populares no mundo, de acordo com um novo estudo da Havas Worldwide, intitulado ‘Orgulho e Preconceito: Mudando Mentalidades em uma Era de Incerteza’, que pesquisou pessoas em 37 países e revelou que o debate “nós contra eles”, que divide as campanhas de Donald Trump e Hillary Clinton, está rapidamente ganhando força em todo o mundo.

Com mais de cinco milhões de refugiados sírios deslocados, uma União Europeia ferida que se recupera das consequências da Brexit, e ataques terroristas quase todos os dias, a confiança nos outros e no futuro está em seu ponto mais baixo, de acordo com o relatório da Havas Worldwide, realizado pela Market Probe International.

“Observamos com preocupação o aumento da exclusão e o declínio da civilidade. No entanto, esse estudo também revela um grande imperativo e oportunidade para contrariar esses sentimentos de pessimismo e insegurança, reforçando os valores de transparência, segurança, confiança e união”, disse Andrew Benett, CEO global da Havas Creative Group.

No passado, e não no futuro, é onde está a confiança das pessoas, em grande parte graças ao colapso financeiro global. O sucesso econômico foi o contribuinte menos significativo para o orgulho nacional em 29 dos 37 países pesquisados. Itália (3%), Adriático (4%) e Argentina (5%) são os mais desiludidos, enquanto Cingapura (71%), Alemanha (55%) e Índia (45%) expressam confiança em seu futuro econômico. Apenas 20% dos entrevistados no Reino Unido estão orgulhosos de sua economia, enquanto apenas 31% dos americanos têm fé no futuro financeiro de seu país.