Pesquisa mostra horários de pico no Twitter, Facebook e Instagram

Uma pesquisa realizada pela Sprinklr analisou o Twitter,  Facebook e o Instagram para saber quais os dias e horários de maior engajamento online dos usuários brasileiros nessas redes. A nova edição do estudo “Horários Nobres nas Redes Sociais” tem dados de 2015 e coletou mais de 160 milhões de menções dentro das mídias.

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A análise geral de assuntos das redes sociais é composta por Finanças (32,2%), E-commerce (25%), Varejo (21,5%), Educação (8,7%), Beleza e Higiene (7,7%), Saúde (3,1%) e Moda (1,8%);

O Twitter é a plataforma que mais se aproxima do tempo real por conta do limite de caracteres reduzido, dando maior frequência às publicações. Os comentários são usados em acontecimentos live, como programas de televisão, futebol e notícias, representando 56% do total de menções. O Facebook, por sua vez, é o segundo colocado no quesito tempo real, com 38% das interações, seguido pelo Instagram, com 6%.

A análise geral de assuntos das redes sociais é composta por Finanças (32,2%), E-commerce (25%), Varejo (21,5%), Educação (8,7%), Beleza e Higiene (7,7%), Saúde (3,1%) e Moda (1,8%);

Twitter

Quartas e quinta-feiras são os dias mais populares no Twitter, no período que vai das 18h às 22h. Entretanto, dois picos foram considerados representativos de menções, que acontecem nas terça e quartas-feiras, entre 21h e 00h, reforçando o conceito da rede social como segunda tela. Nessas ocasiões, os usuários interagem acompanhando programas de televisão, como jogos de futebol e reality shows.

O maior número de publicações é proveniente dos segmentos: Finanças (42%), Varejo (19%), E-commerce (18%), Educação (11%), Beleza e Higiene (6%), Saúde (3%) e Moda (1%). Isso mostra o perfil da rede como um canal de atendimento de consumidores com soluções rápidas de problemas.

Facebook

O horário com maior engajamento no Facebook está entre 11h e 14h em dias úteis. Uma das características da marca é a interação e engajamento dos usuários com as marcas, o que reforça o destaque de assuntos como varejo e e-commerce, e também a forte presença do marketing de conteúdo para a estratégia das principais empresas.

Dentro da rede social, o maior número de publicações é dos segmentos de Finanças (31%), E-commerce (28%), Varejo (21%), Beleza e Higiene (8%), Educação (7%), Saúde (3%) e Moda (2%). Terça, quarta a quinta-feira são os dias com mais interação no Facebook. 

Instagram

Ao contrário das outras redes, o Instagram tem interação constante durante toda a semana e o número não sofre grandes alterações entre os dias úteis. Essa foi a única rede social que não apresentou redução de uso aos finais de semana. O horário de pico no uso da rede de compartilhamento de fotos fica entre 11h e 14h e 18h e 22h. O Instagram apresenta picos de 80 mil menções de usuários nas quartas e quintas-feiras no período da noite (entre 20h e 21h). 

O Instagram é muito usado para divulgar produtos e serviços, e dentro da ferramenta os segmentos com maior número de postagens são E-commerce (33%), Varejo (32%), Beleza e Higiene (13%), Moda (9%), Educação (8%), Finanças (4%) e Saúde (1%).