Pesquisa reforça tendência do marketing orientado para dados
Dados são fundamentais para o marketing. É o que mostra a terceira edição do estudo The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, realizado com empresas e anunciantes do mundo inteiro. Segundo a pesquisa, 79,6% dos entrevistados globais disseram que os dados dos clientes são críticos para seus esforços de marketing e publicidade, semelhante aos 81,3% e 80,4%, que expressaram sentimento semelhante em 2015 e 2014.
Mais da metade dos entrevistados em escala global (53,4%) também disseram que aumentaram seus gastos com marketing orientado por dados em 2016 em comparação com o ano anterior, enquanto 35,8% disseram que seus investimentos permaneceram estáveis. As despesas aumentaram mais substancialmente entre os canais digitais. Aqui no Brasil, 73% dos entrevistados declararam que dados são importantes para seus esforços de publicidade e marketing
Cerca de 3.200 profissionais de marketing, de 18 países, participaram da pesquisa. No Brasil, a iniciativa foi coordenada pela Abemd e obteve respostas de 785 profissionais.
Os resultados completos da pesquisa estão publicados no relatório The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, da Global DMA (uma aliança que reúne atualmente 27 associações de marketing independentes ao redor do mundo) e do Winterberry Group (uma consultoria estratégica especializada em publicidade, marketing, mídia e informação com sede nos EUA).
“Estamos muito orgulhosos dos profissionais e das empresas brasileiras, que compreenderam a importância de participar de um estudo tão abrangente”, comentou Efraim Kapulski, presidente da Abemd. “Graças a essa participação, empresas e anunciantes do mundo inteiro estão garantindo benchmarks mais claros para suas campanhas e, assim, podendo alocar suas verbas em conformidade com as melhores práticas globais, e desenvolvendo estratégias para a utilização dos dados disponíveis de maneira significativa, responsável e de fácil acesso”.
“Todo marketing eficaz é alimentado por dados, mas também depende de encontrar o lugar e o momento certo para mostrar uma mensagem de marketing e medir os esforços de forma inteligente, voltado para os resultados do negócio”, disse Joanna O’Connell, CMO da MediaMath. “Os profissionais de marketing estão percebendo que vão além de ter apenas um monte de dados – eles têm que segmentar e analisar seus públicos de forma mais detalhada para, em seguida, alcançá-los e atraí-los através dos canais e dispositivos utilizados em suas campanhas de marketing”.