‘Pessoas são o centro de tudo’, diz fundador da Sherpa42
Edinho Potsch fala sobre liderança, o impacto da tecnologia e os próximos passos da agência em 2025
Formado em direito, Edinho Potsch começou sua trajetória profissional como advogado antes de migrar para a publicidade em 2010, quando assumiu a condução de uma frente de negócios de uma agência mineira em São Paulo.
A mudança, que surgiu de forma inesperada, transformou-se em um caminho de paixão pelo setor e abriu espaço para o empreendedorismo. Cinco anos depois, fundou a Sherpa42, com a proposta de criar experiências capazes de conectar pessoas e marcas de forma criativa.
Hoje, como CEO, Potsch conduz a agência em um momento de reestruturação, que envolve reposicionamento, valorização da cultura organizacional e busca por novos formatos de atuação.
Em entrevista ao propmark, ele fala sobre liderança, o impacto da tecnologia e os próximos passos da agência em 2025.
Como começou a sua trajetória na publicidade?
Sou formado em direito e atuei como advogado por alguns anos, até assumir uma posição de negócios no mercado publicitário. Não planejava mudar de área, mas, no fim de 2010, precisei me mudar para São Paulo e recebi o convite para liderar uma frente de uma agência mineira. Abracei a oportunidade e acabei me apaixonando pelo mercado.
Quais foram os momentos decisivos da sua carreira e o que te motivou a fundar a Sherpa42?
O grande ponto de virada foi quando uma pessoa que admiro muito me provocou a empreender, reconhecendo minha dedicação e envolvimento em todos os projetos. Essa provocação foi essencial para que eu desse o passo seguinte e, em 2015, fundasse a Sherpa42. Naquele momento, eu já acreditava que as experiências eram o que mais conectava as pessoas às marcas e que a criatividade, aliada ao estudo de tendências, deveria ser um diferencial. Queria que a agência tivesse um DNA criativo, indo além da execução e oferecendo uma visão mais estratégica e inspiradora para os clientes.
Quais aprendizados pessoais mais influenciam a sua forma de liderar hoje?
Acredito que qualquer empresa é feita por pessoas, e o ser humano deve estar no centro de tudo. Cuidar, desenvolver e incentivar por meio da autonomia é, para mim, o grande diferencial. Entendo que o papel do líder não é dizer o que está certo ou errado, mas sim orientar e dar condições para que o liderado cresça. Sempre aprendi muito com quem esteve ao meu lado, independentemente da posição, e procuro estimular constantemente essa troca de experiências e debates dentro da equipe.
Como você avalia o momento atual da Sherpa42?
Vivemos um período de estruturação, no qual buscamos ressignificar alguns formatos para não apenas desafiar o mercado, mas também a nós mesmos, repensando novas formas de atuação e interação. Esse processo envolve a revisão do posicionamento da agência, o fortalecimento dos valores que sustentam nossa cultura organizacional e a realização de diagnósticos de performance do negócio. A partir disso, conseguimos identificar diferenciais e traçar com clareza os horizontes de oportunidades no curto, médio e longo prazo.
Qual foi a principal conquista da agência em 2025 até agora?
Acredito que nossa maior conquista foi o resultado das avaliações internas focadas no plano de desenvolvimento das pessoas. Esse processo nos levou à criação de novas cadeiras com atuação estratégica e mais diretiva, alinhadas ao momento de mercado que vivemos. A chegada dos profissionais ideais para essas posições não apenas trouxe novas competências e habilidades, mas também fortaleceu o que queremos destacar como agência e impulsionou a criação de metodologias para nos posicionarmos na jornada ideal de crescimento e alcance.
Existe algum case que represente bem a identidade da Sherpa42 neste ano?
Sim. Um exemplo é o case ‘Nike Air Max Day’, no qual realizamos uma entrega 360 – desde a concepção, desenvolvimento estratégico e criativo para o lançamento do Air Max DN8 no Brasil até a execução de produção e toda a logística, incluindo integração com a plataforma de ingressos, equipe técnica, ativações, cenotécnica e desmontagem. O projeto consistiu em um evento imersivo realizado em março, na Fabriketa, no Brás, em SP, que reuniu mais de 650 convidados. A experiência contou com ativações dinâmicas, shows ao vivo, cenografia imersiva e parcerias estratégicas com comunidades, artistas e influenciadores, conectando o público à essência da marca e do produto. O objetivo foi proporcionar uma celebração única do ‘Air Max Day’ no Brasil, traduzindo o espírito do tênis por meio da união de música, arte, esporte, lifestyle, colaboração e vivências reais.
Leia a entrevista completa na edição do propmark de 22 de setembro de 2025