Petra patrocina cinema Belas Artes
Paula Trabulsi, Eli Cassandre e André Sturm comemoram a nova fase do cinema
Sem patrocínio desde fevereiro deste ano, o tradicional cinema paulistano Belas Artes anunciou a cerveja Petra Origem Puro Malte como patrocinadora desta nova fase, em que passa a se chamar Petra Belas Artes.
Segundo André Sturm, diretor do cinema, o contrato de cinco anos de valor bastante expressivo vai garantir que o aluguel do cinema seja pago e sua autonomia e liberdade de programação. Ele anuncia que virão novidades na programação, “graças a segurança e a tranquilidade que essa parceria proporciona”.
Eliana Cassandre, gerente de propaganda da Petra, destaca a relação afetiva do público paulistano com o cinema.
“Nosso DNA são as pessoas, e foram elas que nos trouxeram ao Belas Artes. Vivi um tempo na cidade, frequentei o cinema e pude sentir como o público tem uma relação forte com as salas. Ver um filme, tomar um café, encontrar amigos, conversar”, disse.
O Cine Belas Artes foi inaugurado em julho de 1967 com o filme de abertura “Os Russos Estão Chegando”, programado pela Sociedade Amigos da Cinemateca. Em 1980 ganhou a divisão de seis salas, existente até hoje, batizadas cada uma com o nome de um artista brasileiro: Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda. Devido a sua programação alternativa, mesclando filmes de nacionalidades diversas e mantendo alguns filmes por longo período em cartaz, o Cine Belas Artes tornou-se um dos mais importantes pontos de encontro intelectual e artístico da cidade. Em meados de 2002 o cinema quase foi fechado. André Sturm e a O2 Filmes assumiram o prédio, que passou por uma grande reforma em 2003, e foi inaugurado em 2004 com a exibição simultânea em todas as suas salas de “Do Outro Lado da Rua”, estrelado pelos mestres do cinema brasileiro Fernanda Montenegro e Raul Cortes. Em 2011, depois de muitas negociações, teve suas portas fechadas, apesar de toda a movimentação de cinéfilos e apoiadores na época. Em 2013, o cinema teve sua fachada tombada pelo patrimônio histórico estadual, e em 2014 a Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal viabilizaram sua reabertura. Ainda em 2014, o cinema ganhou como sócia a ASAS.BR.COM, colaborativo internacional de inteligência criativa fundado pela cineasta Paula Trabulsi.
A marca Petra Origem, nova patrocinadora do cinema, foi lançada em outubro de 2018, e é uma cerveja puro malte, com receita original da serra de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, de baixo amargor e conhecida pelo uso de matérias primas selecionadas e respeito aos preceitos essenciais do processo produtivo da cerveja.