Petrobras apresenta edição 2025 do MIMO Festival

Evento gratuito terá shows, oficinas, fórum de ideias e ações sociais entre 12 e 14 de setembro em Olinda e segue depois para São Paulo

O MIMO Festival realiza em setembro sua edição 2025 em duas cidades: Olinda, nos dias 12, 13 e 14, e São Paulo, em data a ser confirmada no mesmo mês. A Petrobras assina a apresentação do evento e também os workshops do Programa Educativo, que terão a participação de artistas internacionais e brasileiros.

Em Olinda, o festival conta com patrocínio da Stone e apoio da Prefeitura local, do Complexo Industrial Portuário de Suape, do Governo de Pernambuco, da Copergás, do Novotel Recife Marina, do Conservatório Pernambucano de Música e da Novabrasil FM.

Já em São Paulo, além da Petrobras, o festival tem a apresentação do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, com patrocínio da Prefeitura de São Paulo. O projeto é realizado pela Lu Araújo Produções Artísticas e fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.

No Programa Educativo, os workshops em Olinda ocorrem no Conservatório Pernambucano de Música, com nomes como Lionel Suarez, Baptiste Herbin, Nicolas Gardel, Anne Paceo, Carles Benavent, Samy Thiebault e Pascal Danae.

Em São Paulo, as oficinas serão realizadas na Praça das Artes, com o grupo Lá na Xepangara, Carles Benavent, Annie & The Caldwells, Carlos Malta e Bernardo Aguiar. Segundo a organização, o programa já beneficiou mais de 30 mil alunos em 21 anos de festival.

Além dos concertos, apresentações de DJs, filmes e fórum de ideias, uma das novidades é a presença de artistas franceses convidados pelo festival Jazz in Marciac, em parceria dentro da Temporada França-Brasil 2025.

O Instituto Stone, em parceria com a Casa Zero, será responsável pela produção e venda de alimentos e produtos sociais durante o MIMO em Olinda, além de promover mentorias de inclusão produtiva e acesso a microcrédito para empreendedores locais.

"Patrocinar o MIMO Festival, um projeto que promove o encontro entre diferentes linguagens e territórios, com acesso gratuito e excelência artística, é uma forma de reafirmar esse compromisso", finaliza Alessandra Teixeira de Teixeira, gerente de patrocínio da Petrobras.