Petz e Ogilvy criam e-commerce para cachorros fazerem as compras

A Petz criou um e-commerce para cachorros. Literalmente. Usando tecnologias de reconhecimento facial e inteligência artificial, o sistema permite que eles escolham as suas próprias compras. 

No Pet-Commerce, o cachorro interaje com o site e, a partir do que a câmera capta, a tecnologia de A.I identifica se ele se interessou ou não por determinado produto, facilitando o processo para o tutor. A ação foi criada pela Ogilvy Brasil e desenvolvida pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth.

“Quando a Ogilvy nos trouxe essa ideia achamos incrível porque tem tudo a ver com o que a Petz acredita, que a ligação entre o tutor e o seu cão pode acontecer de diversas formas. Entendemos quem faz festa de aniversário para o animal de estimação, quem conversa com ele; ou seja, a verdade que o amor por um pet não tem limites e o Pet-Commerce é a prova disso”, diz Sergio Zimerman, presidente da Petz.

Para usar, é preciso que a câmera do aparelho com acesso à internet capte toda a face do cachorro. Assim, a inteligência artificial consegue identificar o nível de interesse para a compra de determinado produto, representado por um gráfico de ossinhos que vão sendo preenchidos.

O sistema de inteligência artificial foi treinado com milhares de fotos de cachorros. “O olhar para a câmera, as orelhas apontando em direção à câmera e um animal sem medo e sem desconfiança, que não vá para trás ao ver o site, são sinais de que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto apresentado”, explica Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou nesse treinamento da inteligência artificial.

O projeto também tem o primeiro UX para usuários caninos. Entre os aspectos considerados estão visão dos cachorros. Diferente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Além disso, eles não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, todos os produtos do Pet-Commerce são apresentados em forma de vídeos, na paleta de amarelos e azuis. E, pra completar, o áudio também foi ajustado para eles conseguirem perceber melhor o som.

“É indispensável que o cachorro esteja bem, brincando, não há necessidade de pegá-lo no colo ou segurar a cabeça, o que pode até causar irritação; basta colocar a câmera bem de frente para que o equipamento possa captar da melhor forma possível as reações do pet”, detalha o adestrador.

Quando o item é escolhido pelo cachorro, ele vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra só é efetuada depois da decisão do tutor, que deve preencher todos os dados. “Como Pet-Commerce ainda conseguimos estimular as vendas online e trazer novos clientes para a Petz”, destaca Zimerman. 

Félix del Valle, CCO da Ogilvy Brasil, lembra que a agência já assinou alguns importantes projetos que usaram a tecnologia da inteligência artificial. “Buscamos trabalhar em campanhas que unam tecnologia, inovação e uma grande ideia. É uma demanda natural de nossos clientes em praticamente todos os segmentos. A grande novidade, agora, é proporcionar uma experiência única para um novo ‘comprador’, o cachorro, algo nunca feito antes. Além de aproximar o tutor de seu cão, o Pet-Commerce ainda é capaz gerar novos negócios ao nosso cliente, o que é indispensável em uma grande campanha”, afirma.

FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Título: Pet-Commerce
Produto: Pet-Commerce
Cliente: Petz
Chief Creative Officer: Félix del Valle
Diretor de Criação Executivo: Márcio Fritzen
Diretor de Criação: Eduardo Doss
Diretor de Criação Associado: Guilherme Moreira
Redator: Guilherme Moreira
Diretor de Arte: Eduardo Doss, Diego Wortmann
Produtores em RTVC: Fabiano Beraldo, Ariama Aldore, Juliana Henriques
Gestão de Projetos: Priscilla Saikai, Beto Campos, Bruna Lopes
Atendimento: Denise Caruso, Priscilla Gonçalves
Mídia: André Gramorelli, Adeildo Souza, Mirella Battiloro
Planejamento: Thais Frazão, Raphael Zem, Murilo Toda
Editor de Vídeo: Deydson Rocha
Ogilvy Content Studio: Gustavo Otto, Thiago Frias, Luis Velloso, Rayra Janau, Leonardo Araújo, Thiago Bancaro, Aline Chaves
Aprovação Cliente: Luciano Rocha Sessim, Claudia Villar Montini Cangane, André Luís Marinho
Produtora de Vídeo: Hogarth
Diretor de Cena: Daniel Bontempo
Diretora Executiva: Gabriela Carvalho
Direção de Fotografia: Gabriel Rinaldi
Diretor de Arte: Rebeca Ukstin
Primeiro Assistente de Direção: Cláudia Carvalho
Atendimento: Alexandre Sakihara e Márcia Coelho
Produtor: Cris Almeida
Coordenadora de Produção: Cris Almeida
Assistentes de Produção: Karoline Novais
Supervisor de Efeitos: Ricardo Kertesz
Pós-Produção: Hogarth
Finalizador: Daniel Amaro e Jéssica Rodrigues
Artista de Composição: Iuri Tampolski
Diretor de figurino: Juliana Mathias
Produtor de Elenco: Cris Almeida
Fotógrafo: PICT Estúdio / Alê Torres
Produtora de som: Punch Audio
Atendimento: Lili D. Aragoni
Produtor: Mariano Alvarez
Coordenação: Carol Oliveira/ Cristiane Oliveira/ Karina Coviello
Locutor: Cristiano Pinheiro
Produtora tecnologia: D2G Tecnologia
Diretor de Negócios/Gerente de projetos: Diego von Brixen Montzel Trindade
Diretor de Produto/Engenheiro de I.A: Grégory Frizon Gusberti
Produtora digital: Hogarth
Produção UX/Digital e Creative PM: Nicole Pereira Citton e Martina Nichel
UI/UX Designers: Gustavo Gonçalves e Pedro Avila
Developers: Thiago Fredes, Ivan Cavalheiro, Thais Bykoski, Lucas Linhares, Igor Batista, Lucas Lima, Rafael Fonseca
QA: André Telles, Gabriel Matturro, Gabriel Costa, Rhadamez Gindi
Business Analyst: João Kuczynski
Production Lead: Michael Melchiors
Digital Creative Director: Karine Brasil
Digital Production and Technology Director: Iuri Andreazza