Petz fecha acordo para comprar a Zee.Dog
Na esteira de um mercado que só cresce e depois de quase uma década de relação como parceiros comerciais, duas empresas unem forças: a Petz, com 144 lojas (e abrindo mais de 35 unidades nos últimos 12 meses) anuncia acordo para a aquisição da Zee.Dog, plataforma pet presente em 42 países.
Na transação, que envolve a compra de 100% do capital da Zee.Dog, o “Equity Value” é de R$ 715 milhões (R$ 615 mi serão pagos no fechamento da operação, sendo 87% em ações e o restante em dinheiro, além de R$ 100 mi em dinheiro após cinco anos).
Os acionistas da Zee.Dog ficam com 5.7% da Petz, que está avaliada em aproximadamente R$ 9 bilhões na B3. Ainda sujeita à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a negociação prevê a permanência na operação por pelo menos cinco anos dos fundadores, os irmãos Felipe e Thadeu Diz, e do CFO Rodrigo Monteiro, além dos executivos-chave para a operação.
Sergio Zimerman, CEO e fundador da Petz, comenta a movimentação. “A união das duas plataformas representa um movimento único de transformação e consolidação do mercado pet no mundo, e muito aderente à visão do Grupo Petz, de ser mundialmente reconhecido como o melhor ecossistema pet até 2025. A Zee.Dog agrega à nossa operação seu know-how de branding, produtos, tech (58% do total de suas vendas são digitais), diversificação de canais, internacionalização (30% das vendas fora do Brasil) e um time de empreendedores com mindset disruptivo. Por outro lado, a Petz adiciona o mais integrado ecossistema pet com presença de lojas em 18 Unidades Federativas (UFs) nas cinco regiões do Brasil, uma plataforma omnichannel benchmark no mundo e um time com foco em execução e performance operacional”, destaca.
A Zee.Dog, que espera faturar cerca de R$230 mi em 2021, um crescimento de mais de 80% frente ao ano passado, tem diversas categorias, e mais recentemente anunciou planos para o setor de pet food com o lançamento da vertical Zee.Dog Kitchen. “A veia inovadora da Zee.Dog não se limita a branding, produto e tech. Queremos proporcionar também novas experiências no varejo físico. Este ano estamos inaugurando dois novos espaços: o Zee.Dog Labs e o Zee.Dog Temple. O Labs, lançado em abril, traz para dentro da loja um pouco do storytelling sobre como os produtos são idealizados/construídos pela equipe de designers em Madrid, oferecendo uma experiência de laboratório para o cliente que navega na loja. Já o conceito Temple – com inauguração prevista para o 4T21 – será uma flagship store de 4 andares e 750m”, afirma Felipe Diz, Co-Founder & CEO da Zee.Dog.
A Petz – que faturou R$1.9 bilhão nos últimos 12 meses, vem aumentando suas vendas digitais de maneira consistente (participação de quase 30% das vendas totais no 1T21), e fortalece ainda mais o seu posicionamento no canal digital com a integração do app Zee.Now e os sites Zee.Dog no Brasil e no mundo.
Fundada em 2019 pelo grupo Zee.Dog, a Zee.Now foi o primeiro app verticalizado de last mile delivery no segmento. Presente em 12 cidades pelo Brasil e em constante processo de expansão, através de hubs, o aplicativo já representa cerca de 30% das vendas do grupo Zee.Dog. A união com a Petz alavanca significativamente a sua malha logística, à medida que permite plugar essa tecnologia em toda a sua rede de lojas, que também operam como “mini-CDs”.
No âmbito global, a presença da Zee.Dog em 42 países traz uma inteligência de mercado para o novo grupo. Atualmente, a marca possui uma loja flagship no Soho, em Nova Iorque, e uma operação de e-commerce com armazéns na Califórnia e Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e na Holanda, que atende a Europa. “A Zee.Dog e a Zee.Now vão ampliar nossa atuação em produtos de marca própria e e-commerce, duas verticais estratégicas em nosso ecossistema. Impulsionam também nossa liderança em número de lojas físicas, nossa omnicanalidade recorde em termos mundiais (84,7%), nossos serviços de estética e clínicas e hospitais veterinários Seres”, destaca Zimerman.
A aquisição da Zee.Dog é a segunda realizada pela Petz desde a sua oferta pública de ações (IPO), que movimentou mais de R$ 3 bilhões em setembro de 2020. A primeira transação ocorreu em 21 de junho, quando a Petz adquiriu o Cansei de Ser Gato, empresa especializada na produção de conteúdo e desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos para o público “gateiro”.
Diogo Bassi, CFO, IRO e responsável pela área de M&A e Novos Negócios da Petz, ressalta o olhar das aquisições. “Atualmente, nenhuma outra empresa do setor complementa de forma tão única o nosso ecossistema como a Zee.Dog. Ela vai nos enriquecer com sua inovação absoluta no varejo digital e físico e na criação de produtos baseados em excelência em design e tecnologia, com seu storytelling, especialização e criação de comunidades que conectam pets e humanos. A Zee.Dog seguirá como uma business unit com bastante autonomia dentro do Grupo Petz”, diz.