Pfizer e Chico Felitti lançam podcast sobre doença misteriosa
O projeto, criado pela DM9, conta com quatro episódios que narram a história de pessoas acometidas repentinamente por amiloidoses
A Pfizer convidou o jornalista Chico Felitti, que ficou conhecido nas redes sociais com os podcasts Mulher da Casa Abandonada e O Ateliê, para ser o apresentador de uma podsérie chamada "A Silenciosa".
O projeto, criado pela DM9, foi pensado para conscientizar as pessoas sobre a Amiloidose Hereditária e trazer visibilidade para esse grupo de enfermidades raras, como a polineuropatia amiloidotica familiar (PAF) e a cardiomiopatia amiloidótica por transtirretina.
O podcast conta com quatro episódios que narram a história de pessoas acometidas repentinamente por amiloidoses, até então desconhecidas para os médicos que tentam fechar o diagnóstico.
Para compor as histórias, Felitti entrevista Ana Eliza Helfestein Garcia, Evilasia Knabben, Cristina Knabben e Robson Campos, que contam suas experiências e relembram fatos marcantes de suas vidas, como a vez em que Robson escapou de um acidente aéreo durante a infância ou a descoberta precoce de 36 casos de amiloidose na família de Evilásia e Cristina, o que possibilitou intervir rapidamente e preservar a qualidade de vida da família.
A narrativa também passa pelas promessas de futuro, como o desejo de Ana Eliza de ter filhos. Além disso, os episódios contam com a participação de médicos especialistas do Instituto Dante Pazzanese e Hospital das Clínicas.
“O diagnóstico precoce é um grande desafio, já que o paciente com amiloidose pode desenvolver sintomas muito parecidos com os de outras doenças. Por isso, a educação sobre o tema é fundamental para promover a conscientização. Quando fazemos isso a partir de uma mídia como o podcast, que vem avançando tanto no Brasil, temos a chance de chegar muito mais perto das pessoas”, afirmou a diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil, Cristiane Santos Blanch.
A série estará disponível em todas as plataformas de áudio, entre elas o Spotify, a partir de 16 de junho. Outras iniciativas da campanha A Silenciosa, com mais informações sobre as amiloidoses, podem ser conferidas nas redes sociais da Pfizer Brasil, tanto no Instagram como no Facebook.