Philip Kotler parabeniza Francisco Gracioso por "Marketing no Brasil"
Um dos maiores e mais conceituados especialistas globais em marketing, Philip Kotler enviou uma carta de recomendação e homenagem ao professor Francisco Gracioso, conselheiro-associado e ex-presidente da ESPM, pela publicação de seu novo livro: “Marketing no Brasil”. Coordenada pelo Instituto Cultural ESPM, a obra contou com a colaboração de 22 especialistas em diferentes áreas de atuação como coautores, detalhando características específicas das disciplinas e experiências daqueles que fizeram o marketing no país nos últimos 50 anos.
Marcando a introdução, consolidação e diversificação do marketing no Brasil, além de fazer previsões sobre o que deve guiá-lo daqui pra frente, o livro vai além do tradicional ao abordar áreas como o marketing de serviços, financeiro, de telecomunicações, de varejo e de turismo, entre outros.
Confira abaixo, na íntegra, a tradução da carta enviada por Kotler para o professor Gracioso.
“Eu estou muito impressionado com esse novo livro sobre a história e o futuro do marketing brasileiro escrito pelo professor Francisco Gracioso, que é uma lenda do marketing no Brasil. Eu tive a oportunidade de discursar duas vezes na ESPM e adorei conhecer a universidade e seus estudantes. Fiquei orgulhoso de ouvir que o auditório da escola levava meu nome.
Esse excelente livro conta a história do marketing brasileiro de 1950 até hoje. Professor Gracioso vai além para mostrar como o conceito de marketing evoluiu no mundo, assim como no Brasil. Esse livro não apenas cobre tópicos do marketing tradicional como promoção, vendas, distribuição, varejo, embalagens e pesquisa de marketing, mas também inclui capítulos normalmente esquecidos nesse tipo de publicação, como o agrobusiness, marketing esportivo, moda e serviços financeiros.
Em várias formas, o marketing é o mesmo ao redor do mundo e, também em várias formas, ele tem que ser diferente. A demografia, a economia e as práticas de negócio, bem como o sistema cultural, social e político de cada país tem seus efeitos na condução das atividades de marketing. Esse livro apresenta um rico relato de como as práticas do marketing brasileiro estão relacionadas a essas forças maiores.
Esse livro deve ser leitura essencial para gestores, profissionais e estudantes de marketing no Brasil. Eles entender melhor as questões enfrentadas pelas empresas para competir e conquistar a simpatia e lealdade dos consumidores
Eu aconselharia qualquer planejador multinacional que estivesse levando seus produtos ou serviços ao Brasil a ler esse livro cuidadosamente. Isso o auxiliaria a fazer um trabalho muito melhor de alinhamento de suas ofertas e estratégia de marketing à realidade do mercado brasileiro.
Tenho sempre um sentimento caloroso pelo Brasil e seu povo. Fiz apresentações para executivos e estudantes brasileiros por diversas vezes. A maioria foi em São Paulo, mas também passei por Porto Alegre, Brasília e Fortaleza, e em breve estarei em Belo Horizonte e Manaus. Seu país é grande e muito diversificado. Isso carrega a principal lição do marketing, de que não existe apenas um tipo de marketing praticado no Brasil. Toda boa estratégia de marketing é local! É preciso pesquisar práticas regionais em um país a fim de adaptar com sucesso os produtos e serviços da empresa para a área local antes de lançá-los.
Philip Kotler
Professor distinto de marketing internacional da S.C. Johnson & Son
Kellogg Scholl of Management, Northwestern University”