Pilotar fogão?: Chevrolet e WMcCann dão restart com mulheres pilotando tudo

O novo passo da comunicação da do Chevrolet Tracker pretende mexer com as estruturas da categoria de SUVs com um posicionamento pautado em barreiras vividas por mulheres. O carro, lançado o ano passado, agora faz um convite para as pessoas deixarem conceitos ultrapassados, incentivando um #RestartIdeias.

Criado pela WMcCann, o filme “Pilotas” tem mulheres reais no centro da história, ressignificando a frase “vai pilotar fogão, geralmente dita para ser um insulto. O vídeo demonstra que as mulheres devem pilotar o que bem entenderem, inclusive um fogão, se assim quiserem.

O filme tem a renomada chef Paola Carosella; a surfista e campeã brasileira Yanca Costa; a diretora-executiva da Engenharia Global de Chassis da GM, Fabíola Rogano; a piloto de avião Helena Lacerda; e a médica Andrea Ortega.

Com o compromisso de abordar barreiras impostas às mulheres, o projeto teve validação de uma consultoria especialista no tema, que tem como missão sensibilizar a sociedade sobre questões de gênero e suas intersecções, buscando educar e instrumentalizar pessoas dispostas a serem agentes de mudança.

Paula Saiani, Gerente de Marketing de Conteúdo na General Motors América do Sul, comenta afirma que a frase ‘Carro é coisa só de homem’ é um exemplo do que a empresa quer desconstruir nessa nova fase da nossa comunicação. “As mulheres também adoram automóveis, principalmente os SUVs, pelo porte, posição de dirigir e espaço interno. O Chevrolet Tracker, SUV mais completo da categoria, é o veículo ideal para quem não precisa justificar nada para ninguém e tem tudo a ver com essa autonomia feminina e com o restart em conceitos ultrapassados”, afirma.

A campanha contou com maioria feminina em todas as etapas do processo de desenvolvimento, desde o planejamento, à criação, direção e fotografia dos KVs. A estratégia de mídia digital é da Isobar, a Dentsu Company.

FICHA TÉCNICA
Agência: WMcCann
Cliente: Chevrolet
Produto: Tracker
Nome da campanha: Tracker Pilotas
Time do Cliente: Hermann Mahnke, Federico Wassermann, Paula Saiani e Felipe Silva
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues e Mariana Sá
Direção de criação: Eric Sulzer, Fernando Penteado
Criação: Leonidas Razera, Felipe Racca, Rhaissa Bueno, Natalia Soares e Felipe Araujo
CSO: Renata Bokel
Planejamento: Amanda Agostini, Eduardo Cabral, Cesar Villas Boas, Tatiana Weiss, Arissa Oliveira, Pedro Hypolito.
Diretor de negócios: Danilo Ken
Atendimento: Joana Campanelli, Maria Eduarda Richers
Assistente de Atendimento: Nicole Iasbech
VP de Mídia: Fabio Urbanas
Mídia: Jodson Ferreira, Anita Barcellos
BI: Felipe Borges, Thiago Tiuzzi, Fábio Oliveira, Camila Oliveira, Alexandre Costa, Eduardo Faustino.
Conteúdo: Patrícia Colombo, Dayana Teixeira, Cirilo Dias, Larissa Araújo, Gustavo Ferreira
Diretora de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Nathan Marino
Projetos: Lara Falluh
Relações Públicas: Kerena Neves
Produtora: Rebolucion
Diretor: Marilina Perez
Codiretor: Tays Perez
Diretor de Fotografia: Nicholas Bluff
Diretor de Arte: Andres Zarza
Assistente de Direção: Fernanda Magalhães
Figurino: Marcia Nachbar
Make & Hair: Marcella Leme
Produção Elenco: Luciana Kfouri
Diretor de Produção: Fabio Arisaka
Assistente Produção: Edu Estevez, Livia Santos, Maria Nascimento
Produtor Executivo: Ciro Cesar Silva
Producer: Mariana Khuri
Sales: Fabiana Gimenez
Coordenação de Produção: Alexandre Mancen, Tiago Poletto e Sarah Andrade
Coordenação de Pós: Murillo Moura
Edição e Pós Produção: The End
Direção Executiva: Duda Izique
Produtora Executiva: Helena Jardim
Coordenador de Pós Produção: Bruno Melo
Finalizador: Rafael Hernandes
Project Manager: Martin Riso
Editores: Jon Kadocsa e Pat Junqueira
Assistentes de edição: Andre Munoz, Laura Muniz, Nana Ribeiro
Colorista: Cassi Umetsu
Colorista adicional: Maisa Joanni
Composição e Supervisão de VFX: Ronaldo Pucci
Composição: Edu Nascimento, Diego Roque e Jason Moreira
Conform: Rafaela Candido
Assistentes de Pós: Bruna Fortes
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Letícia Medeiros
Compositor: Guilherme Azem
Mixagem e Finalização: Gab Scatolin
Atendimento: Ingrid Lopes, Flávia Caparelli e Bárbara Russiano
Coordenação: Verusca Garcia e Chandra Lima
Locução: Carol Oliveira

Estratégia Digital de Campanha – Isobar
CEO: Ana Leão
CSO: Aloísio Pinto
Planejamento: Felipe Volpintesta e Alan Alves
Tecnologia e inovação: Eric Scapim
Negócios: Fernanda Marin, Ana Paula Thurler, Carmen Scórcio
Projetos: Daniel Oliveira
Mídia: Camila Moraes, Juliana Ribeiro, Paula Nóbrega, Jonathan Machado, Amandha Cardoso
BI: Félix Fontes, Bruno do Amaral
Aprovação cliente: Hermann Mahnke, Bruno Campos, Francisco Batajelo, Francine Santos.